Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Agronegócio

Tecnologias emergentes revolucionam a pecuária em Mato Grosso do Sul

Capital News

11 de Março de 2024 - 07:50

Tecnologias emergentes revolucionam a pecuária em Mato Grosso do Sul
Pecuária


Em Mato Grosso do Sul, estado que se destaca nacionalmente por sua vasta produção agropecuária, criadores estão testemunhando uma verdadeira revolução no campo graças à adoção de tecnologias emergentes. Duas inovações em particular têm se destacado por seu impacto significativo na melhoria da qualidade e no aumento da produção de proteína bovina: a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e a suplementação proteica/energética estratégica. As informações são da Analista Técnica do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Melina Barcelos.

Segundo ela, essas tecnologias não são apenas ferramentas isoladas, são componentes de um sistema abrangente de apoio trazido aos produtores pelo Sistema Famasul, através da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Este programa tem se estendido a aproximadamente 1400 pecuaristas em todo o estado, oferecendo não apenas inovações tecnológicas, mas também suporte gerencial crucial.

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo e seu impacto

A IATF é uma técnica que permite aos produtores controlarem com precisão o momento da reprodução do gado. Esta abordagem não só melhora a eficiência reprodutiva, mas também permite uma seleção genética mais refinada do rebanho, resultando em animais de maior qualidade e produtividade.

Suplementação proteica/energética estratégica

Paralelamente, a suplementação proteica/energética estratégica fornece ao gado nutrientes essenciais, especialmente durante períodos do ano em que a pastagem pode não fornecer todos os requisitos nutricionais necessários. Esta abordagem não só garante a saúde e o bem-estar do rebanho, mas também maximiza a eficiência da produção, contribuindo para o aumento significativo da produção de carne.

O papel da assistência técnica e gerencial

A Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, uma iniciativa do Sistema Famasul, é fundamental nesse processo de transformação. Além de fornecer acesso às tecnologias mencionadas, também oferece aos produtores ferramentas de controle gerencial e suporte na tomada de decisões. Esse suporte abrangente é crucial para maximizar os benefícios das tecnologias emergentes e garantir a sustentabilidade e a rentabilidade da produção pecuária.

Educação continuada e cursos especializados

Complementando estas inovações tecnológicas e o suporte gerencial, o Sistema Famasul oferece uma série de cursos especializados que abrangem desde o manejo reprodutivo até aspectos sanitários, nutricionais e financeiros da pecuária. Estes programas educacionais são projetados para assegurar que os produtores estejam bem equipados com o conhecimento e as habilidades necessárias para implementar as melhores práticas no manejo do gado, fortalecendo ainda mais a produção pecuária do estado.

Resultados e Impacto

A implementação dessas tecnologias emergentes, apoiada pela robusta assistência técnica e gerencial do Sistema Famasul, tem colocado Mato Grosso do Sul na vanguarda da produção de proteína bovina no Brasil. Este progresso não só beneficia os pecuaristas do estado com aumento da produtividade e qualidade, mas também contribui significativamente para o setor agropecuário brasileiro, reforçando sua posição como líder global na produção de carne bovina.

Através deste esforço conjunto entre tecnologia, educação e gestão, Mato Grosso do Sul está definindo um novo padrão para a pecuária moderna, evidenciando como a inovação pode transformar a produção agrícola e sustentar o crescimento econômico em tempos desafiadores.