Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Concursos

Criatividade no mercado de trabalho: uma habilidade valorizada e essencial

Recrutadores consideram a qualificação como diferencial entre os candidatos

Redação/UNIASSELVI

13 de Julho de 2023 - 15:45

A crescente importância da criatividade no mercado de trabalho é um fato incontestável. A habilidade tem se tornado cada vez mais essencial no sucesso profissional. Todas as áreas priorizam quem tem essa aptidão e consequentemente reconhecem e valorizam as pessoas mais criativas.

Por serem capazes de inovar e se anteciparem para encontrar soluções para desafios futuros, esses indivíduos são cada vez mais procurados. Isso acontece porque a criatividade vai além das técnicas específicas e dos conhecimentos teóricos.

Ela é a capacidade de pensar de forma original, conectando ideias aparentemente distantes e encontrando novas abordagens para problemas de todos os níveis. Atualmente, em um mundo que a automação e a inteligência artificial (IA) exerce cada vez mais papéis, ser criativo é uma vantagem.

Por meio da criatividade é possível identificar oportunidades, como por exemplo, explorar de maneira mais eficiente o uso de IA. Além de proporcionar resultados melhores em demandas convencionais, a prática também oferece a possibilidade de evolução em contextos complexos, e dá destaque às novas perspectivas geradas por quem a desempenha.

Necessária em todas as áreas

Impulsionamento e engajamento são fatores que contribuem para diversos campos. Por isso, ser criativo tornou-se sinônimo de ser um profissional “fora da caixa”. Diferente do que pode parecer, a criatividade não é fundamental apenas para quem atua com designarquitetura, artes ou outros tipos de criações, ela é essencial em todos os setores.

O mercado busca cada vez mais profissionais que tenham e dominem essa habilidade. Finanças, tecnologiasaúde e espaços governamentais investem e procuram crescentemente quem tenha esse perfil profissional. Quando esses agentes são encontrados, se tornam referência naquilo que fazem.

Na sociedade atual, a maioria das soluções simples não são suficientes para amenizar as necessidades. A velocidade no avanço tecnológico é uma prova de que é preciso ter qualificação ágil e inovadora.

Além disso, a criatividade é uma habilidade difícil de ser replicada por máquinas, um grande diferencial diante do cenário em que estamos. Investir no desenvolvimento dessa competência pode abrir portas para oportunidades empolgantes e promissoras.

Primeiro curso do mundo em Ciência da Criatividade

Recentemente a UNIASSELVI lançou o primeiro curso de nível superior, do mundo em Ciência da Criatividade. A Graduação oferece conhecimento para se tornar um Cientista da Criatividade estratégico, explorador e capaz de aprimorar os processos criativos humanos.

Combinando elementos das ciências cognitivas, psicologia, neurociência e outros campos relacionados o curso permite que a criatividade surja e seja cultivada em diferentes contextos.

O cientista da criatividade adquire uma mente curiosa e aberta, bem como aptidão analíticas e de pesquisa. São verificados fatores ambientais, como desafios, a diversidade de perspectivas, a colaboração em equipe, a cultura organizacional, o espaço físico e outros pontos.

É uma profissão que prova o descobrimento de como é viável liberar o potencial existente e aplicá-lo de maneira produtiva, positiva e beneficente em todas as áreas. Por isso, assim como o primeiro nível superior, o curso em Ciência da Criatividade também é muito indicado para ser um segunda Graduação.