Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Educação

Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira

Prazo vai até sexta-feira (15), candidatos devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

UNIASSELVI

12 de Março de 2024 - 17:28

Inscrições para o Fies começam nesta terça-feira
(Marcello Casal Jr/ Agência Brasil/Reprodução)

Começaram, na tarde desta terça-feira (12), as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2024. Os candidatos têm até sexta-feira (15) para acessarem o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e realizarem o registro gratuitamente. Ao todo são 112.168 vagas, sendo 67.301 destinadas, pelo Ministério da Educação (MEC), para o período de 2024/1.

Essa edição do programa terá, no mínimo, 50% das vagas reservadas para o Fies Social, que busca atender pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O grupo também poderá financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de educação superior. E

sses alunos serão identificados automaticamente pelo sistema Fies Seleção, a partir de base de dados do CadÚnico fornecida ao MEC pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A relação corresponde à situação do Cadastro na data de referência de 10 de fevereiro de 2024. Os critérios para participação no Fies são:

● ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o processo seletivo do Fies 2024/1;

● ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a zero;

● não ter participado do Enem na condição de treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e participa do Exame para fins de autoavaliação); e

● possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

A obtenção de média mínima de notas no Enem e a observância ao limite de renda são apenas critérios para a inscrição no processo seletivo do Fies. A contratação do financiamento depende da realização dos demais procedimentos previstos em edital que, obrigatoriamente, estão condicionados à classificação e pré-seleção do candidato. Como se inscrever Para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no Login Único do Governo Federal e criar uma conta no gov.br.

Caso já o tenha, o interessado basta realizar o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. No ato da inscrição, é preciso informar o CPF; endereço de e-mail pessoal válido; nomes dos membros do grupo familiar com o número de CPF dos indivíduos com idade igual ou superior a 14 anos de idade, as respectivas datas de nascimento e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar.

É necessário informar as três opções de curso, turno e local de oferta da instituição de educação superior entre as disponíveis para inscrição, no mesmo grupo de preferência ou em grupos distintos, indicando a ordem de prioridade entre as suas opções. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções de curso, bem como efetuar o cancelamento de inscrição, mas deve se certificar das opções escolhidas até o término do prazo de inscrição.

A classificação no processo seletivo do Fies será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema. Onde estudar O Fies foi instituído pela Lei nº 10.260, de 2001 e oferta vagas para financiamento de cursos de Graduação em instituições não gratuitas participantes do programa, desde que os cursos tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

É o caso da UNIASSELVI, que está presente em todas as regiões do Brasil e oferece aproximadamente 200 opções de nível superior entre licenciaturas, bacharelados e tecnólogos. A instituição tem à disposição dos alunos o Leo App, em que é possível estudar sem custo, já que a navegação durante o uso do aplicativo é patrocinada pela UNIASSELVI, ou seja, não consome o pacote de dados do usuário.

Cronograma 2024/1 Inscrições ➠ 12 a 15 de março

Resultado ➠ 21 de março

Complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única ➠ 22 a 26 de março

Pré-seleção por meio da lista de espera ➠ 28 de março a 30 de abril