Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Artigos

Leia "AMPLAVISÃO 942" por Manoel Afonso

Manoel Afonso

28 de Junho de 2013 - 10:37

AMPLAVISÃO 942

BOBAGEM Equiparar corrupção a crime hediondo (crime contra a pessoa) não funcionará. Os processos continuarão em câmara lenta e os acusados beneficiando-se de recursos no judiciário. Esse  pessoal precisa respeitar nossa inteligência.

‘POP STAR’ O pessoal do MP  se reciclará adotando postura mais sóbria  com a PEC 37 rejeitada? A exemplo das cinematográficas operações da PF, certas ações do MP  ensejam críticas. Portanto, seus defeitos ofuscam suas virtudes.    

SEM ILUSÕES   No fundo, no fundo, essa batalha da PEC na mídia é mais disputa de poder & vantagens , do que obstinação pelo combate sem tréguas às praticas ilegais. Na hora de pegar o bandido no morro, ‘sobrarᒠpara o delegado.

PERDEDORES  Perdeu Maluf, perderam o governo e sua base aliada. Acuados os congressistas não resistiram a pressão das ruas. Aliás esse Congresso pífio  tem trabalhado muito mais em causa própria  do que em prol da Nação. 

DAY AFTER  Se o furacão das ruas não tem previsão para terminar, ainda é cedo para avaliação segura dos estragos no cenário local.  Evidente: os políticos admitem postura de cautela (ou temor?) e monitoram a repercussão que vem das ruas.

PROGNÓTISCOS  Ouço muitos, alguns inclusive de teor catastrófico para alguns políticos. Mas o problema: a oposição não tem discurso contundente, unidade  e nem musculação necessária. Será que os novos líderes estariam aí nas ruas?  

COMPARANDO Os efeitos das manifestações nas classes beneficiadas pelos ‘Bolsas da Vida’ é incerto. É como jogar aquele balde de água com sabão na porta da frente da casa e esperar com que intensidade ela chegará à porta dos fundos.

DILMA  acaba de dar R$5 mil para o pessoal da “Minha Casa...” comprar móveis e eletrodomésticos. Mas essa gente terá memória de gratidão em 2014?  Esse turma  (da ‘porta dos fundos’)  está pagando em dia as prestações da casa?

O PLANALTO joga pesado para manter sob seu controle as camadas sociais lá de baixo. Essa conta está cada vez mais salgada para quem produz. Vai desonerando aqui e acolá, mas a inflação aumenta e as famílias  cada vez mais endividadas.

REFORMAS  Para realizá-las não é preciso constituinte ou plebiscito. Esse modelo  trazido da Venezuela é inconstitucional. O Planalto deve ter se socorrido do doutor (honoris causa). Lula da Silva, ‘imperador das ruas’, amigo de Chávez.  

CONTRADIÇÕES Dilma fala em combater a corrupção mas demitiu (sem punir) 7 ministros em 2011  graças à pressão da imprensa. Reabilitou (pasmem!) A. Nascimento (PR) e Lupi (PDT) e manteve Fernando Pimentel no Governo.

 

CALDEIRÃO-1 O impasse das demarcatórias continua! Os produtores querem o preço justo das terras, não aceitam títulos do governo. É muito pouco perto dos gastos da Copa, Transposição do São Francisco e perdão das dívidas de países.

CALDEIRÃO-2  O episódio do lanche na câmara da capital rendeu na mídia. Ficou a dúvida: alguns vereadores levavam as sobras para casa ou para o gabinete? Esse pode ser apenas a pontinha da linha de um ‘interessante novelo’. A conferir.

LEMBRETE  Os dizeres das faixas e placas nas passeatas  da Afonso Pena retratam o olhar da opinião pública sobre a Câmara. Essa Lei da Ficha Limpa aprovada não sanará os ‘vícios’ e nem revelará os seus segredos guardados a 7 chaves.

TUCANOS  Com exceção de Figueiró, os demais continuam sem bico no MS. Na Assembleia e Câmara, seus parlamentares  se portam como alienados à realidade e surdos as vozes das ruas. Uma postura incompatível que decepciona.

AZAMBUJA   Teria tanto crédito assim junto ao PSDB a ponto do partido liberá-lo para ser o candidato ao senado na chapa de Delcídio? Onde fica a postura dele relação aos problemas nacionais?  O Brasil é bem maior que sua Maracaju.

PERGUNTA-SE: Seria coerente PT-PSDB, antagônicos em nível nacional, se unindo numa ‘composição branca’ em MS?  Apesar dos desmentidos, algumas questões pontuais reforçam os rumores neste sentido. Depois reclamam das ruas!  

MANDETTA:   Lula  teve 5 ministros da saúde, marcados por corrupção, máfia das ambulâncias e vampiros. 50% das cidades não tem raio X e não faz exames de fezes. Pagar bem o médico não é tudo: onde está a estrutura da saúde?

O DEPUTADO lembra: a saúde é reprovada por 74% dos brasileiros. Como o médico espanhol cuidará da Malária? Trabalhar em Ipanema é diferente do Vale do Jequitinhonha. A importação de médicos não sanará os problemas.  

TACADA Esportes com equinos envolvem 21 mil pessoas no MS.  5 mil laçadores  e 1.500 no hipismo. O trânsito com os animais  prejudicado pela burocracia da Agenfa, circunstâncias e horário de atendimento. Enfim um velho problema.

A SOLUÇÃO  Após ouvir os reclamos, o deputado Márcio Fernandes conseguiu abolir a emissão da nota fiscal de trânsito, substituindo-a pelo ‘passaporte’ do animal. Assim o Governo sanou um drama penoso do pessoal  sem perda financeira.  

PENSO EU... Os detentores de mandatos não devem ‘reinventar a roda’ e os eleitores  nem esperem que eles sejam ‘gênios da lâmpada’. Medidas simples podem ter efeitos práticos de longo alcance social a custo mínimo para o poder público.

Vem pro Maracanã Dilma! O povo te espera com carinho. (na internet)