Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Artigos

Por Jurandir Camilo: Ilson de Souza Barbosa “Carapé”, retrato de uma vida

Jurandir Camilo

07 de Julho de 2013 - 20:34

Após um período de recesso, Região News volta a publicar o quadro “Memória Viva”, destacando nesta oportunidade a figura maiúscula de uma das grandes personalidades que o município de Sidrolândia já produziu.

Estamos nos referindo ao senhor Ilson de Souza Barbosa, conhecido por todos pelo apelido de Carapé. Nascido na cidade de Rio Brilhante no dia 18/11/38, filho de Targino de Souza Barbosa e Adelina Ferreira Barbosa, ambos já falecidos, Carapé foi casado com Tereza de Lourdes Fernandes Barbosa, durante 46 anos e desta união veio ao mundo às filhas Roseli Barbosa dos Santos, Soneli Fernandes Barbosa e o filho Ilson Fernandes Barbosa Junior que se consagrou vereador e posteriormente vice-prefeito do município de Sidrolândia.

Por Jurandir Camilo: Ilson de Souza Barbosa “Carapé”, retrato de uma vida

Em um breve resumo histórico, podemos alinhavar no currículo do Carapé que desde muito jovem, o mesmo começou a trabalhar no comércio de Sidrolândia. No início dos anos sessenta foi empregado do doutor Altinor Barbosa Ferreira da Casa Vacariana, sendo que depois de alguns anos foi contador de alguns comerciantes que na época costumava chamar de guarda-livros que exercia essa função.

Por Jurandir Camilo: Ilson de Souza Barbosa “Carapé”, retrato de uma vida

Posteriormente, ingressou no serviço público municipal, exercendo vários cargos, mas foi na função de diretor de tributação que ficou mais conhecido, tendo em vista o seu notável conhecimento nessa área.

Carapé sabia de cor e salteado como se costumava dizer, do valor das avaliações tanto dos imóveis da região urbana como da zona rural, que serviam de base para os lançamentos de impostos como IPTU e ITBI.

De posse desses atributos, Carapé se elegeu vereador do município e durante oito anos trabalhou de forma incansável em favor das pessoas menos favorecidas. Era comum encontrar o Carapé na estrada transportando pessoas para Campo Grande e até mesmo para fora do Estado em busca de atendimento médico, sempre com a mesma presteza, e o que é importante salientar, que as despesas eram bancadas de forma particular pelo vereador.

Por Jurandir Camilo: Ilson de Souza Barbosa “Carapé”, retrato de uma vida

Foi também um grande desportista atuando durante muitos anos na posição de zagueiro, sempre de forma leal nas equipes em que defendeu. É de sua autoria, quando vereador a proposição que denominou “Sotero Zarate”, o nome do Estádio Municipal de Sidrolândia, uma homenagem mais que justa ao falecido desportista.

Aposentado do serviço público por tempo de serviço se dedica a viajar por todo o Brasil, mas participa ativamente da vida social de Sidrolândia, comparecendo sempre nas festas beneficentes realizadas com frequência em nossa cidade.

Viúvo do seu primeiro casamento Carapé vive hoje um novo relacionamento com a senhora Neli Lopes Martins Barbosa, com a qual se percebe um casal bastante afinado e radiante.

É extremamente difícil transcrever com exatidão a biografia do cidadão Ilson de Souza Barbosa, mas por outro lado foi importante e de grande valia e relevância lembrar principalmente aos mais jovens a contribuição que o mesmo prestou na história de lutas deste hoje pujante município.

Por Jurandir Camilo: Ilson de Souza Barbosa “Carapé”, retrato de uma vida