Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Artigos

Toxina Botulínica e Preenchimento Orofacial na Odontologia, por Gleice Cater

Drª Gleice G. O. Cater é especialista em Ortodontia e Radiologia pela ABCD. Habilitada em Toxina Botulínica e Preenchimento Orofacial pela ERGOTECHNIS – Ensino Médico-Odontológico.

08 de Setembro de 2014 - 14:13

A toxina botulínica, famoso Botox, conhecida aliada no disfarce de rugas de expressão e flacidez, atualmente é amplamente utilizada em consultórios odontológicos, em especial para a resolução dos casos de sorriso gengival, tratamento de bruxismo, apertamento, dores de cabeça de origem odontológica, dentre outros.

A toxina age paralisando o musculo que está em hiperfunção, devolvendo-lhe o estado de normalidade. “o procedimento é simples, rápido, feito com agulhas finas, menores que as usadas para aplicar insulina_ e com alto grau de satisfação relatado pelos pacientes” afirma a Drª Gleice G. O. Cater

Para pacientes que sofrem de bruxismo e apertamento, a toxina é aplicada em cada lado da face, nos principais músculos da mastigação, para fazê-los diminuir a força excessiva, desta forma eles não entram em sobrecarga e os resultados são uma diminuição considerável das dores oriundas deste stress muscular.

http://i.imgur.com/nojKbJ5.jpgPacientes que apresentam sorriso gengival, aquele sorriso alto que mostra a gengiva em excesso, também são beneficiados com essa técnica. Uma pequena aplicação no musculo responsável pelo tracionamento dos lábios já impede que ele se contraia tanto, expondo menos a gengiva, sem perda da sensibilidade nem face paralisada.

Assim como acontece quando usada para fins estéticos, a toxina aplicada para fins terapêuticos também tem duração de seis meses e precisa ser reaplicada para continuidade do bom resultado.

Ácido Hialurônico:

A nossa pele, quando jovem é caracteristicamente lisa e elástica. Contém muito ácido hialurônico, que é uma substância do nosso organismo que preenche os espaços entre as células. Com o avanço da idade o ácido hialurônico diminui, diminuindo também a hidratação e elasticidade da pele, o que contribui para o surgimento de rugas.

O ácido hialurônico é uma substância presente no organismo de todos os animais, e encontra-se em todos os órgãos do nosso corpo. Em Odontologia seu uso começou a ser propagado para preenchimento labial com a finalidade de proporcionar maior harmonia do sorriso, com a completa integração entre o complexo dentolabial. E também redução, ou até eliminação do “espaço negro”, que é o espaço que surge pela retração da papila interdental.

Em estética, o objetivo é preencher rugas ou sulcos, ou simplesmente dar volume, através da injeção na camada média ou profunda da pele. São exemplos de áreas da face que podem ser preenchidas com ácido hialurônico: lábios, sulcos nasogenianos (bigode chinês). As aplicações são feitas sob anestesia, compressas frias e medicação diminuem o edema, e o resultado aparece em duas semanas, quando o inchaço já deve ter desaparecido.