Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Artigos

A agricultura em meio à crise econômica brasileira

Apesar do ajuste fiscal, o agronegócio vem gerando boas expectativas em razão de seu desempenho positivo.

Assessoria

14 de Outubro de 2015 - 14:45

Nos últimos meses, o Brasil está vivendo uma situação preocupante, causando incertezas e dificuldades na escala de produção no agronegócio. Dificuldades essas que os produtores rurais suportam para conseguir manter seu negócio sem que seu cultivo seja reduzido ou que haja prejuízos.

Apesar do ajuste fiscal, o agronegócio vem gerando boas expectativas em razão de seu desempenho positivo. De acordo com pesquisa realizada pelo Cepea/Esalq e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), divulgada em dezembro de 2014, aponta que o PIB (produto interno bruto) do setor deve crescer 2,8% em 2015.

As mudanças vêm ocorrendo de maneira extremamente rápida, de modo que o empresário rural deve buscar cada vez mais conhecimento tecnológico e formas de gestão e organização da empresa, visando concretizar o desejo de continuidade da organização da empresa rural na geração atual e nas futuras gerações.

Desse modo, em várias regiões agrícolas do Brasil os produtores vêm percebendo a necessidade da profissionalização de seu negócio, buscando novos modelos de gestão coorporativa. A Safras & Cifras, objetivando atender esses produtores, acredita ser de fundamental importância a implantação da governança nas empresas rurais e do planejamento da sucessão familiar, levantando as relações existentes entre família, patrimônio e negócio, o que permitirá que seja feita uma gestão moderna e eficiente.

Levando em consideração os apontamentos acima, tendo como grande intuito a continuidade do negócio, é de suma importância a busca de profissionais com sólidos conhecimentos em gestão empresarial que atenda à profissionalização dos empresários rurais.

Dessa forma, a Safras & Cifras oferece aos seus clientes uma implantação de governança eficiente e com planejamento sucessório moderno, com harmonização do grupo familiar e crescimento do negócio rural para que possam enfrentar essa situação da melhor maneira possível sem que sejam prejudicados.

Devemos orientar nossos clientes a fazer com que a família trabalhe em sociedade, para não enfraquecer o negócio rural, podendo alcançar vantagens competitivas, dentre tais vantagens, uma estruturação tributária bem elaborada.

Para tanto, é preciso vencer etapas, ou seja, precisamos tornar um grupo familiar em uma sociedade empresarial, a fim de que seja possível dar continuidade do patrimônio e do negócio para as gerações oriundas dos fundadores.

Com o objetivo de auxiliar as empresas rurais familiares a se perpetuarem através das gerações, a Safras & Cifras tem implantado um modelo de estruturação dos negócios rurais junto aos produtores e suas famílias. Através da correta criação de uma holding familiar, de uma nova gestão corporativa e de uma organização do negócio familiar, visamos os seguintes resultados:

· relação harmoniosa da família;

· continuidade do negócio familiar por várias gerações;

· tranquilidade aos pais com relação ao processo de sucessão;

· transformação da família em uma família empresária;

· controles e rotinas administrativas melhorando a eficiência da gestão;

· possível redução da carga tributária do negócio e da transmissão dos bens na sucessão familiar;

· crescimento econômico e financeiro da empresa e da família.

Considerando a diversidade do setor agropecuário e das propriedades rurais com todas as particularidades que envolvem esse setor predominantemente familiar, além de observar as incertezas que nosso país vem enfrentando, é imprescindível que as empresas familiares tenham um planejamento estratégico bem elaborado e uma organização interna excelente, através de práticas de governança corporativa. Estas podem ser decisivas à sobrevivência do negócio rural em tempos de crise, além de garantir a prosperidade para as próximas gerações.

Assim, ao longo de seus 25 anos de trabalho, a Safras & Cifras tem prestado consultoria e assessoria a empresas rurais familiares de todo o país, desenvolvendo serviços que envolvem as relações entre família, patrimônio e negócio. Nossas ações têm transformado um grande número de negócios em sociedades familiares, utilizando novas práticas de gestão, a fim de manter a família unida e o patrimônio protegido, com a certeza de crescimento no presente e no futuro.