A empresa rural familiar e os pilares para uma governança de sucesso

Para facilitar as relações entre os membros de uma família empresária é preciso construir regras claras.

Elenise Rita Hoffmann. Graduada em Administração de Empresas e Psicologia - Foto: Assessoria

As empresas familiares são maioria no agronegócio, mas pouco se fala da sua importância frente ao cenário econômico brasileiro. Pensar na continuidade destas empresas é o que a Safras & Cifras propõe, através da organização do negócio, família e patrimônio.

Baseada na experiência adquirida em quase 30 anos no mercado, é possível afirmar que muitos produtores não se percebem como empresários de sucesso, quando na realidade a coragem e o empreendedorismo foram os propulsores do desenvolvimento do negócio e das conquistas do patrimônio. A dedicação ao trabalho e o desejo de crescer são refletidos em cada relato de homens e mulheres que abriram fronteiras agrícolas e alcançaram o sucesso nesta empreitada.

Para facilitar as relações entre os membros de uma família empresária é preciso construir regras claras. É importante salientar que, no contexto do agronegócio, família e negócio andam entrelaçados e, quando um deles não vai bem, o outro sofre as consequências. E, em momentos de alterações climáticas e redução de produtividades, como as que estamos presenciando em 2016, ser persistente em relação aos negócios e manter as relações familiares saudáveis são condições fundamentais para perenizar o patrimônio e garantir a continuidade do negócio, geração após geração.

Dessa forma, os oito p