Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Geral

Depois do Brasil, Paraguai aprova uso medicinal de derivado da maconha

Uso do óleo da cannabis foi anunciado pelo Ministério da Saúde

Midiamax

27 de Maio de 2017 - 07:47

O uso medicinal de um dos derivados da Cannabis Sativa – popularmente conhecida como maconha -, foi aprovado pelo Ministério da Saúde do Paraguai. O uso do óleo da Cannabis será regulamentado pela aprovação da importação de produtos derivados, conforme explica o jornal ABC Color.

A mesma medida foi tomada pelo Brasil em dezembro do último ano, aumentando a lista de produtos derivados da maconha, com fins medicinais, para 7. Desde 2015 a lista incluía 4 medicamentos. No último dia 16, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) incluiu a Cannabis Sativa na Lista Completa das Denominações Comuns Brasileiras (DCB), que inclui a lista de plantas medicinais.

No país vizinho, de acordo com o ministro da saúde, uma mesa de trabalho analisou a questão no âmbito da pasta e decidiu que importará a matéria prima, já que a substância tem o uso e venda proibidos, assim como no Brasil. A substância será importada dos Estados Unidos.

Agora, conforme o jornal, a comissão estuda fabricar o óleo no Paraguai. O uso medicinal foi provocado por um pedido da Associação de Padres Cannabis Medicinal do Paraguai (Camedpar). O óleo tem benefícios comprovados no tratamento de doenças como a epilepsia e esclerose múltipla.

“Depois de uma análise minuciosa da legislação e da convecção de políticas de entorpecentes, se chegou a conclusão de que o Ministério pode facilitar o acesso da população a esse produto. Essa alternativa terapêutica permitirá diminuir a dor dos pacientes”, comentou o ministro.

Os primeiros lotes começam a chegar no país no dia 8 de junho e estarão disponíveis para os pacientes que foram cadastrados pelo Ministério, segundo o representante de Laboratórios Lasca, que irá importar o óleo.

As empresas que desejarem importar os derivados da cannabis para produzir medicamentos devem estar registradas junto a Direção Nacional de Vigilância de Saúde. Para receitar o azeite, os médicos deverão apresentar uma solicitação e cada caso será avaliado.

O governo do Paraguai autorizou, em junho de 2016, a importação de um produto derivado da maconha de uma empresa dos Estados Unidos.