Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Geral

Número de empresas registradas no Cadastur aumentou 16% em 2017

Atualmente, o Cadastur está sendo modernizado, com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2018.

Portal Brasil

25 de Novembro de 2017 - 07:10

Número de empresas registradas no Cadastur, sistema de formalização do Ministério do Turismo, cresceu 16% em 2017. Entre janeiro e outubro, foram feitos 10.316 novos cadastros, enquanto no mesmo período do ano passado foram cadastradas 8.888 pessoas físicas e jurídicas do setor.

Com os registros, o Ministério do Turismo espera melhorar os serviços oferecidos aos turistas no Brasil, reforçando a segurança. "Nossa intenção é acabar com a informalidade do setor e, com isso, qualificar o atendimento e a experiência dos visitantes”, disse o ministro Marx Beltrão.

Em janeiro deste ano, 829 empreendimentos foram cadastrados, enquanto em outubro o número chegou a 1.123, crescimento de 35%. Aumentar a formalização do setor é um dos objetivos do pacote de medidas Plano Brasil + Turismo. Em junho, a pasta abriu edital de seleção de novos fiscais, que começaram a atuar em setembro.

Segundo o ministério, o número de novos cadastros começou a aumentar em maio e teve pico em agosto. O resultado é fruto de um esforço conjunto, acredita a coordenadora-geral de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos, Tamara Galvão. “Estamos na direção certa. Reforçamos nossa equipe, ampliamos a comunicação com a ponta e vamos criar mecanismos para evitar a pirataria em nosso setor”, afirmou.

Cadastur

Atualmente, o Cadastur está sendo modernizado, com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2018. Os processos serão feitos de forma digital, para incrementar a inclusão de cadastros e facilitar o procedimento.

São obrigatórios os cadastros de prestadores de serviços turísticos das atividades de:

Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, cama & café, hotel histórico, pousada e resort)

Agências de Turismo

Transportadoras Turísticas

Organizadoras de Eventos

Parques Temáticos

Acampamentos Turísticos

Guias de Turismo