Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Economia

Venda de materiais de construção aumenta 5% no Estado

O perfil das vendas reflete a situação do mercado da construção civil, uma das mais impactadas pela crise.

Correio do Estado

12 de Janeiro de 2018 - 10:12

Depois de dois anos de retração, o comércio varejista de materiais de construção começou a dar sinais de recuperação. O setor, segundo pesquisa elaborada pela Associação do Comercio Varejista de Materiais de Construção de Mato Grosso do Sul (Acomac MS), fechou o ano com um aumento médio de 5% no volume de vendas em comparação ao ano de 2016 e a projeção é que esse crescimento seja ainda maior neste ano.

É o que aposta o empresário Fabiano José Lopes, presidente do Sindicato e da Associação do Comercio Varejista de Materiais de Construção de Campo Grande, Sindiconstru e Acomac-CG.

De acordo com ele, o crescimento foi semelhante e deve continuar neste ano. “No ano passado, o setor teve crescimento semelhante ao nacional, de 6%, quando comparado a 2016. Agora, quando comparado aos anos de 2014 e 2015, foi mais de recuperação. Mas são dados positivos, uma vez que o nosso setor conseguiu se manter com pequeno crescimento”, destacou.

Para Lopes, foram reformas e pequenos reparos que mantiveram o setor no ano passado. Entre os materiais mais vendidos estavam o de acabamento, como tintas, pisos, etc.

O perfil das vendas reflete a situação do mercado da construção civil, uma das mais impactadas pela crise. “Muitos dependiam de recursos do Minha Casa Minha Vida e esse pessoal segurou um pouco. Construtores e até mesmo quem não era do segmento, mas estava aproveitando o momento para investir, pararam seus projetos”, completou.