São Paulo evolui na defesa e não sofre gols em oito dos 12 jogos da temporada

Dorival Júnior e Rodrigo Caio comemoram solidez da equipe

São Paulo soma oito dos 12 jogos sem sofrer gols na temporada - Foto: Marcos Ribolli

O São Paulo saiu de campo sem sofrer gols em oito dos 12 jogos da temporada (veja abaixo a lista). O Tricolor foi vazado contra Ituano, Santos, Corinthians e São Bento (partida na qual atuou com uma equipe reserva).

A estatística é comemorada pela comissão técnica de Dorival Júnior e também pelos defensores. Mas o mérito é dividido entre toda a equipe. Curiosamente, nas quatro vezes que foi vazado, o Tricolor saiu de campo derrotado. Sem sofrer gols, cinco vitórias e dois empates por 0 a 0.

Na Copa do Brasil, o Tricolor não sofreu nenhum gol contra CSA, Madureira e CRB.

– São oito jogos sem sofrer gols em 12 na temporada, para uma equipe que, no ano passado, precisava fazer dois gols porque sempre tomava um. Mostramos outra situação e esperamos manter essa postura – disse Dorival.

Titular absoluto da defesa do São Paulo, Rodrigo Caio atuou em dez partidas no ano. Além de ressaltar a estatística positiva, o zagueiro lembra da dificuldade para não sofrer gols em 2017, quando o Tricolor brigou para não ser rebaixado.

– No ano passado foi bem difícil. As coisas aconteciam para sofrermos gols bobos. Mas hoje a gente tem confiança. Sempre falamos antes da partida que o ataque pode confiar: lá atrás a gente vai dar o nosso melhor para não sofrer gols. E o mais importante é a pressão na frente, para recuperar a bola e chegar mais mascada. O mérito é de toda a equipe. Mostra que todos estão muito dedicados em ajudar, da linha ofensiva até o goleiro – disse Rodrigo Caio.

No São Paulo de 2018, Dorival parece ter encontrado a linha de quatro defensiva ideal, com Éder Militão, Arboleda, Rodrigo Caio e Reinaldo.

Desde que foi contratada, em julho de 2017, a comissão técnica de Dorival trabalhou insistentemente para melhorar o posicionamento da linha de quatro defensiva e hoje comemora a evolução nesse sentido.

Os 12 jogos do São Paulo no ano

Datas

Resultados

28/02

São Paulo 2 x 0 CRB

25/02

São Paulo 0 x 0 Ferroviária

21/02

Ituano 2 x 1 São Paulo

18/02

São Paulo 0 x 1 Santos

15/02

CSA 0 x 2 São Paulo

07/02

São Paulo 1 x 0 Bragantino

03/02

São Paulo 2 x 0 Botafogo-SP

31/01

Madureira 0 x 1 São Paulo

27/01

Corinthians 2 x 1 São Paulo

24/01

Mirassol 0 x 2 São Paulo

20/01

São Paulo 0 x 0 Novorizontino

17/01

São Bento 2 x 0 São Paulo

Um pouco mais aliviado, o São Paulo volta a treinar na tarde desta quinta-feira, no CT da Barra Funda. O próximo duelo da equipe é diante do Linense, domingo, fora de casa, pelo Paulistão.