Brasileiras fazem encaradas duras no 'Media Day' do UFC 222, em Vegas

Kunitskaya mostra que não deve nada em tamanho a Cyborg. Sean O'Malley rouba o show com visual e encarada tensa diante de Andre Soukhamthath

Cris Cyborg frente a frente com a russa Yana Kunitskaya, com quem faz a luta principal do UFC 222 - Foto: Jeff Bottari/Zuffa LLC / Getty Images

Os lutadores do card principal do UFC 222 tiveram sua primeira chance de encarar seus adversários em Las Vegas nesta quinta-feira, durante o "Media Day" do torneio. Num palco montado no meio do cassino MGM Grand, entre um restaurante, um anfiteatro e as mesas de carteado, os atletas deram entrevistas e posaram para fotos. Saltou aos olhos a igualdade de tamanho e altura entre Cris Cyborg, campeã dos pesos-penas (até 65,8kg) da organização, e Yana Kunitskaya, sua desafiante. A russa está subindo de categoria após ser campeã peso-galo (até 61,2kg) no Invicta FC, mas parece estar na sua divisão de peso natural.

As brasileiras do card fizeram encaradas duras. Estreante no Ultimate, a campeã mundial de jiu-jítsu Mackenzie Dern deixou a simpatia temporariamente de lado e fechou a cara para o "olho no olho" com a americana Ashley Yoder. Foi só por alguns segundos: quando o matchmaker (responsável pelo casamento de lutas) Sean Shelby as separou, Dern abriu o sorriso e cumprimentou a adversária, que retribuiu o carinho.

A amazonense Ketlen Vieira, porém, não trouxe nenhuma simpatia para sua adversária, a americana Cat Zingano. Com uma possível disputa de cinturão em jogo, as duas se encararam de bem perto, e nenhuma das duas quis dar um passo atrás quando Shelby as instruiu a virarem para as câmeras. Foi necessária sua intervenção para que elas se separassem.

O momento mais quente do evento, sem dúvida, foi no confronto entre o americano Sean O'Malley e seu compatriota de raízes asiáticas Andre Soukhamthath. Conhecido por seu estilo, O'Malley apareceu com um visual digno dos anos 60 e 70, com óculos escuros circulares, camisa de poliéster estampada, calça de veludo e mocassins - parecia saído diretamente do festival de Woodstock. Ele entrou no palco com os punhos cerrados e erguidos; Soukhamthath não gostou e deu um tapão na mão da frente, acertando Shelby inadvertidamente. O matchmaker rapidamente interveio e os separou. O'Malley fez pose de vitória e ainda fez gesto obsceno para o oponente.

UFC 222
3 de março de 2018, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (0h, horário de Brasília):
Peso-pena: Cris Cyborg x Yana Kunitskaya
Peso-pena: Frankie Edgar x Brian Ortega
Peso-galo: Sean O'Malley x Andre Soukhamthath
Peso-pesado: Stefan Struve x Andrei Arlovski
Peso-galo: Cat Zingano x Ketlen Vieira
CARD PRELIMINAR (20h30, horário de Brasília):
Peso-palha: Ashley Yoder x Mackenzie Dern
Peso-leve: Beneil Dariush x Alexander Hernandez
Peso-galo: John Dodson x Pedro Munhoz
Peso-médio: CB Dollaway x Hector Lombard
Peso-meio-médio: Mike Pyle x Zak Ottow
Peso-galo: Bryan Caraway x Cody Stamann
Peso-meio-pesado: Jordan Johnson x Adam Milstead