Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Esporte

Bernard não acerta renovação com o Shakhtar e ficará livre no meio do ano

Perto de encerrar ciclo de cinco anos na Ucrânia, meia conversa com times de Inglaterra, Itália e China, mas não fecha as portas para retorno ao Brasil

Globo Esporte

08 de Março de 2018 - 15:27

Bernard está perto de encerrar seu ciclo no Shakhtar. Após cinco anos na Ucrânia, o meia brasileiro não renovará seu contrato, válido até junho deste ano, e ficará livre para defender qualquer equipe sem custos ao término desse período. Inclusive, ele conversa com times de Inglaterra, Itália e China, muito embora não feche as portas para um eventual retorno para o futebol brasileiro no segundo semestre. A decisão do jogador foi revelada pelo portal "Goal.com" e confirmada pelo GloboEsporte.com.

No ano passado, o Palmeiras mostrou interesse no jogador quando ainda havia uma indefinição diante da renovação ou não. Desde então, não houve outra procura. O meia revelado pelo Atlético-MG trata o retorno ao futebol brasileiro como uma possibilidade, mas o objetivo de carreira neste momento é seguir na Europa.

Bernard sente que é o momento de sair do Shakhtar após um ciclo de altos e baixos no clube ucraniano. A relação entre jogador e clube foi ruim principalmente no começo, sobretudo com o romeno Mircea Lucescu no comando técnico da equipe, mas agora ele ganhou prestígio e virou peça importante da equipe que chegou às oitavas de final da Liga dos Campeões (na próxima terça, o time do brasileiro decidirá a vaga nas quartas com a Roma, após a vitória por 2 a 1 em casa).

Ao longo dos cinco anos com a camisa do Shakhtar, Bernard disputou 155 jogos e marcou 28 gols. Sendo que nesta temporada, como titular, ele balançou as redes 10 vezes (três delas pela Liga dos Campeões, sendo uma contra o City - assista no vídeo abaixo - e duas contra o Feyenoord) em 27 partidas. Entre as conquistas, ganhou dois Campeonatos Ucranianos (2014 e 2017), duas Copas (2016 e 2017) e três Supercopas (2014, 2015 e 2017).