Preço médio da gasolina nas bombas recua pela terceira semana seguida

Apesar da queda, combustível acumula alta de 2,19% este ano.

Nas últimas 5 semanas, o valor da gasolina das bombas caiu 0,75%. - Foto: Reprodução

O preço médio da gasolina para o consumidor caiu pela terceira semana seguida, segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O recuo foi de 0,1%, para R$ 4,189 na média por litro. O valor representa uma média calculada pela ANP, que verifica os preços em diversos municípios e podem variar de acordo com o local.

Os preços passaram a recuar após registrar uma sequência de 14 semanas seguidas de alta. Nas últimas 5 semanas, o valor da gasolina das bombas caiu 0,75%. No ano, no entanto, ainda acumula alta de 2,19%.

A queda desta semana aconteceu no mesmo intervalo em que a Petrobras reajustou os preços para baixo nas refinarias. O recuo foi de 2,5%, e o repasse ou não do reajuste para o consumidor final depende dos postos.

A medida faz parte da política de preços da Petrobras, adotada em julho do ano passado, que reajusta o valor dos combustíveis quase diariamente com o objetivo de acompanhar as cotações internacionais. No mesmo mês, o governo subiu os impostos sobre os combustíveis. Desde então, o preço médio para o consumidor final nas bombas acumula alta de 19,3%.

Recentemente, a Petrobras passou a divulgar os preços médios que cobra nas refinarias para a venda de gasolina às distribuidoras, e informou que fica com cerca de 28% do total que os consumidores pagam por litro nas bombas.