Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Rebaixamento de vicinal reduz em 30 km escoamento da produção na Serra da Urca

A região concentra propriedades com criação de gado, produção de soja, aviários, além de servir de acesso a pequenos produtores de assentamentos.

Flávio Paes/Região News

14 de Março de 2018 - 13:58

Rebaixamento de vicinal reduz em 30 km escoamento da produção na Serra da Urca

Com o rebaixamento do gread de um trecho de 4 quilômetros da vicinal SD-22, na região da Serra da Urca, o escoamento da produção terá um trajeto encurtado em 30 quilômetros pela estrada que liga a BR-060 (na altura do Bolicho Seco) e o Distrito de Quebra Coco.

A região concentra propriedades com criação de gado, produção de soja, aviários, além de servir de acesso a pequenos produtores de assentamentos do município vizinho, Dois Irmãos do Buriti e de Terenos.

O governador Reinaldo Azambuja esteve no final da tarde de terça-feira inspecionando o serviço executado pela Agesul nos últimos 30 dias. “Os produtores e as pessoas que utilizam a estrada reclamavam da dificuldade de transpor o trecho próximo a Serra da Urca, e que por isso o transporte de gado e de grãos era feito pelo Distrito de Quebra-Coco, aumentando o trajeto. Com a intervenção feita [corte da Serra, rebaixamento e compensação do aterro] diminuímos a distância”, comentou.

Rebaixamento de vicinal reduz em 30 km escoamento da produção na Serra da Urca

Segundo o deputado Enelvo Felini, a estrada SD-22 não beneficia só os produtores de grãos e criadores de gado. “Ali passa caminhão de leite todo dia, carvão que sobe a serra, transporte escolar das crianças. É uma estrada muito importante que alimenta assentamentos de Dois Irmãos do Buriti e de Terenos, é o caminho para ir a Sidrolândia e Campo Grande”, pontuou.

O empresário e produtor rural Sérgio Dias Campos, o "Jacaré", diz que desde que chegou à região em 1986, a realização da obra de corte e rebaixamento da cabeceira da Serra da Urca era reivindicada. “A situação fica pior na época da chuva, fica intransitável e é preciso ir por Quebra-Coco ou Terenos. Com a obra teremos economia de tempo e de dinheiro”, comentou.

O gerente da empresa Producel, Felipe Milani, enfatiza que a obra na SD-22 beneficia também as empresas que prestam serviço aos produtores. “Podendo usar esse caminho, que encurta a distância entre a lavoura e os armazéns, os produtores também ganham tempo, conseguem reduzir de uma hora e meia a duas horas o transporte dos grãos”, avalia. A Producel armazena cerca de 80 mil toneladas de soja e 100 mil toneladas de milho colhidas pelos produtores de Sidrolândia.

Rebaixamento de vicinal reduz em 30 km escoamento da produção na Serra da Urca

O secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos de Sidrolândia, Nilo Cervo, disse que se não fosse à ação do Governo do Estado a comunidade da região da Serra da Urca não seria contemplada pela obra tão cedo.

"O município não teria condições nenhuma de fazer essa obra. E, antes disso, o governador Reinaldo Azambuja já havia autorizado a Agesul a fazer o cascalhamento do trecho de 30 quilômetros dessa mesma rodovia, a SD-22, que liga ao Cerro Corá", completou.

Segundo ele, com a facilidade agora de transpor a Serra da Urca, a região deve se desenvolver mais ainda. “A avicultura está crescendo, já temos seis galpões de recria nessa região e outras estão interessadas em se instalar por lá”, comentou.

Rebaixamento de vicinal reduz em 30 km escoamento da produção na Serra da Urca

Outro proprietário rural a falar da importância do serviço realizado pelo Governo do Estado é Élcio Pereira, o "Mãozinha". Ele explica que antes era preciso percorrer cerca de 60 quilômetros para sair das propriedades com grãos ou gado e, agora, o percurso caiu para 14 quilômetros.

Além disso, o transporte foi otimizado, gerando economia. "Antes não dava para passar pela Serra com caminhão com mais de 10 toneladas, e com a obra do Governo do Estado já tem caminhão subindo com 15 toneladas", afirmou.