Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Esporte

Após domínio no chão no início, Werdum sucumbe à força de Volkov em Londres

Com derrota, brasileiro fica distante da chance de luta pelo cinturão dos pesados no UFC

Combate

18 de Março de 2018 - 18:59

No duelo entre o jiu-jítsu de Fabrício Werdum e o jogo em pé de Alexander Volkov, melhor para o russo na noite deste sábado no UFC Londres. Depois que o brasileiro conseguiu ser efetivo no chão nos dois primeiros rounds, o russo passou a dominar o combate e conseguiu o nocaute técnico aos 1m38 do quarto round.

A vitória na capital inglesa contra o ex-campeão peso-pesado (até 120kg) deixou Volkov mais perto da disputa pelo título, já que hoje ele é o oitavo do ranking. Foi a vitória de número 30 na carreira do russo, que tem ainda seis derrotas no cartel. Fabrício Werdum, que vinha de duas vitórias seguidas, fica em situação mais complicada na divisão dos pesados para ter uma nova chance de ser campeão. Agora, o cartel do lutador gaúcho é de 23 vitórias, oito derrotas e um empate.

A luta

Werdum começou com o já conhecido chute voador, mas Volkov riu e mostrou que conhece o brasileiro, com que já chegou a treinar. Mas bastou alguns segundos para que “Vai, Cavalo!” mergulhasse no single leg e conseguisse a queda. No chão, Werdum puxava a nuca de Volkov e golpeasse por cima, mesmo sem conseguir a montada. Com a mão esquerda no pescoço do rival, Werdum o segurava e golpeava com a direita.

Quando a luta voltou a ficar de pé, Volkov mostrava que na trocação seria difícil para Werdum, e um uppercut já machucou o brasileiro. Werdum tentou atrair o russo para o chão, mas sem sucesso. Em nova tentativa na perna esquerda, Werdum conseguiu derrubar com facilidade e administrou o round que vencia.

No segundo round, Werdum tentou a queda de início, mas o russo se defende. No clinche do muay thai, Werdum tentou uma joelhada, mas distancia para o rosto do russo era grande. Em nova tentativa, o ex-campeão derrubou o russo e passou a jogar golpes contundentes, com boas cotoveladas, apesar de Volkov recompor bem a guardar. Werdum ainda tentou atacar o braço esquerdo do adversário nos últimos segundos, mas passou longe de conseguir a finalização.

O cenário começou a mudar no terceiro round, quando o russo já colocou uma sequência dura na trocação nos primeiros segundos. Werdum, sempre que podia, caí no cage e tentava atrair o russo para o seu jogo, mas Volkov não queria saber de chão. De pé, um cruzado de esquerda acertou Werdum em cheio. O brasileiro ainda tentou ir para as costas e colocar o armlock, mas o russo escapou bem. No fim, um upper e um cruzado de Volkov deixaram o rosto do brasileiro bem machucado, o olho direito quase fechado.

O quarto round já tinha Werdum apostando apenas nas tentativas de quedas, mas com Volkov efetivo nas defesas. Quando embolaram no chão, Volkov acabou por cima e disparou bons golpes. Com o duelo de pé na sequência, Werdum foi para cima com cruzados, mas Volkov respondeu com duros cruzados e uppers. Após um upper de direita, Werdum caiu, e Volkov finalizou a luta com mais cruzados na cabeça.