Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Curso gratuito de fotografia está com inscrições abertas

As aulas acontecerão gratuitamente nos dias 10, 11 e 12 de abril, das 18h30 às 21h30 e as inscrições serão realizadas pessoalmente a partir desta terça-feira (3.4) das 8h às 14h

Portal do MS

03 de Abril de 2018 - 10:48

Curso gratuito de fotografia está com inscrições abertas

O Centro Cultural José Octávio Guizzo (CCJOG), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), por meio do Programa Educativo está com inscrições abertas para o curso de “Fotografia para Câmera Reflex e Semiprofissional”, direcionado para pessoas a partir de 12 anos e será ministrado pelo professor e fotógrafo Alexandre Sogabe. As aulas acontecerão gratuitamente nos dias 10, 11 e 12 de abril, das 18h30 às 21h30 e as inscrições serão realizadas pessoalmente a partir desta terça-feira (3.4) das 8h às 14h.

Esse curso tem por objetivo introduzir os participantes nas convenções sobre uso de câmeras e linguagem fotográfica por meio de atividades teóricas e práticas, esse módulo abordará abertura do diafragma, profundidade de campo e foco. Velocidade do obturador, controle de movimento, borrão e light painting. Modo manual, uso do fotômetro. Objetivas e suas funções. O curso de Fotografia nesse primeiro semestre está dividido em quatro partes:

  • Fotografia com Câmera de Celular (em março);
  • Câmera Semiprofissional e Reflex (em abril);
  • Edição de Imagens (em maio);
  • Iluminação e Linguagem em junho.

O curso foi desenvolvido a partir de experiências de ensino de fotografia dos ministrantes desde 2008 e tem por objetivo do curso é introduzir o participante nos princípios da arte da fotografia, as etapas são desenvolvidas de maneira independente, sendo que, o participante possa optar por realizar aqueles blocos que têm interesse sem prejuízo de aprendizagem.

Currículo

Alexandre Sogabe é gestor de Artes pela FCMS, possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS – 2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília (UnB – 2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014).

Desenvolveu os módulos: Fotografia com Câmera Reflex, Edição de Imagem com Software Livre e Iluminação, Linguagem para o Curso de Fotografia do Museu da Imagem e Som de MS e o Curso de Fotografia com Câmera Reflex (2013) e Técnico em Processos Fotográficos (2015) para o Senac e coordenou o 1º, 2º e 3º Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade (2012,2013 e 2014). Ministrou a disciplina de Fotografia em Publicidade e Propaganda na Anhanguera-Uniderp (2010 e 2015), e cursos menores nas cidades de Bodoquena, Bonito, Corumbá e Dourados, além de 3 edições do Festival de Arte e Tecnologia da UFMS com oficinas de fotografia.

Serviços:

As inscrições acontecem de 3 a 6 de abril, das 8 às 14 horas, ou enquanto existirem as vagas, os interessados deverão se dirigir ao CCJOG que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453 Centro, munidos de cópias do RG e CPF, no caso de menores de idade deverão vir acompanhados dos pais ou responsáveis e apresentar a mesma documentação.

O curso terá certificado e oferecerá 25 vagas, excedendo o número de vagas será criada uma lista de espera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3317-1795.

Contato para a Imprensa: Alexandre Sogabe: 3316-9174