Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Brasil

Revalida 2018 só será anunciado após a finalização do Revalida 2017, diz Inep

Edição 2017 terminaria em março, mas aplicação da segunda etapa foi adiada para o segundo semestre por atrasos que, segundo o Inep, foram provocados por ações judiciais de candidatos; datas ainda não foram definidas.

G1

05 de Abril de 2018 - 08:01

Revalida 2018 só será anunciado após a finalização do Revalida 2017, diz Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que as datas e regras da edição 2018 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida, só serão divulgadas após a finalização da edição 2017 da prova.

O Revalida é a única maneira de os brasileiros e estrangeiros que se formaram em medicina no exterior poderem validar seu diploma no Brasil para atuar como médicos – a outra alternativa é o programa Mais Médicos, mas, neste caso, os profissionais são contratados por tempo definido e na condição de bolsistas.

O exame é sempre realizado em duas etapas. A primeira consiste em uma prova de múltipla escolha. Já a segunda é uma prova clínica, na qual os candidatos passam por diversas estações que simulam atendimentos a pacientes.

Prevista para acontecer em março, a segunda etapa do Revalida 2017 ainda não ocorreu. Ao G1, o Inep explicou que o atraso foi provocado por 1.377 ações judiciais de candidatos que tiveram a inscrição no exame indeferidas. Isso atrasou a divulgação dos resultados da primeira etapa e, como é preciso fazer uma licitação para cada etapa, o processo licitatório começou meses após o calendário previsto no edital.

O Inep apenas confirmou que a segunda etapa da edição 2017 será realizada no segundo semestre, mas, até a noite desta quarta-feira (4), as datas ainda não estavam definidas.

Edição 2018

Em nota, porém, o Inep afirmou que só vai anunciar as datas e regras da edição 2018 quando a edição 2017 for finalizada. "Novas edições do exame aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) só serão planejadas e anunciadas após a conclusão da edição vigente", disse a autarquia.

O motivo, segundo o Inep, é a economia de recursos. "Considerando que o Revalida é subsidiado pelo Governo Federal e, tendo em vista a aplicação de recursos públicos de forma a atender o princípio da economicidade, o Inep quer evitar a duplicação no uso desses recursos. A medida evitará que potenciais aprovados no Revalida 2017, ao final das duas etapas do Exame, façam, preventivamente, inscrições também para o Revalida 2018."

Participação crescente

Desde 2011, o número de candidatos do Revalida cresceu quase 14 vezes. Dados obtidos com exclusividade pelo G1 mostraram, porém, que 47,4% dos 7.821 médicos participantes foram reprovados em pelo menos uma edição do exame.

Entre as edições de 2011 e 2016, 609 pessoas fizeram pelo menos três das seis edições já finalizadas (o Inep, que fez o levantamento a partir do CPF ou documento de identidade dos inscritos, ainda não tem dados tabulados sobre a participação no Revalida 2017). Um grupo de 11 médicos realizou todas as seis edições – não há informações sobre quantos deles conseguiram a aprovação em 2016, ou se algum deles também está participando da edição de 2017.