Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Roma faz história e elimina o Barcelona da Liga dos Campeões

Essa é a primeira vez que a Roma garante vaga na semifinal da Liga dos Campeões desde que o torneio passou a ser batizado com esse nome

Gazeta Esportiva

10 de Abril de 2018 - 17:02

A Roma conseguiu uma classificação surpreendente à semifinal da Liga dos Campeões Nesta terça-feira. Enfrentando o todo poderoso Barcelona, que venceu o jogo de ida por 4 a 1, os donos da casa sufocaram os rivais no primeiro tempo e não perderam a tranquilidade na etapa complementar para, muito bem organizados taticamente e sem dar espaço a Messi e companhia, saírem de campo com o placar necessário para se manterem vivos no torneio: 3 a 0. Os gols da partida foram marcados por Dezko, De Rossi, de pênalti, e Manolas.

Essa é a primeira vez que a Roma garante vaga na semifinal da Liga dos Campeões desde que o torneio passou a ser batizado com esse nome. Antes, quando a competição ainda era chamada de Copa dos Campeões, a equipe giallorossi havia chegado neste estágio pela última vez em 1984, quando foi à decisão e acabou perdendo para o Liverpool contando com os brasileiros Falcão e Cerezo.

O jogo – A energia vinda das arquibancadas do Estádio Olímpico contagiou o time da Roma logo no início da partida. Indo a campo com dois centroavantes, os comandados do técnico Eusebio Di Francesco pressionaram os adversários com bastante intensidade e aos seis minutos tiveram seus esforços recompensados com o gol de Dzeko, que recebeu belo lançamento de De Rossi para ficar na cara do gol e tocar na saída de Ter Stegen.

Empolgada com a vantagem, a Roma continuou demonstrando bastante intensidade em campo e sufocando o Barcelona, que, por sua vez, não encontrava espaços para uma infiltração, tampouco liberdade para trocar passes, característica vital do seu jogo, embora tenha se tornado uma equipe mais aguda sob o comando de Ernesto Valverde.

Contando com Schick e Dzeko dentro da área, os cruzamentos eram a principal arma dos anfitriões, que quase ampliaram aos 29 minutos. Fazio cruzou pela direita, e Shick subiu mais alto que a zaga para escorar a bola, que passou pouco acima do travessão de Ter Stegen. Mais tarde, aos 36, foi a vez de o autor do primeiro gol ter a chance derradeira de deixar a Roma ainda mais perto da épica classificação antes de ir para o intervalo. Florenzi acionou o atacante Bósnio pelo alto, que cabeceou certeiro e exigiu boa defesa o goleiro rival.

Segundo tempo

O Barcelona voltou para o segundo tempo ciente de que não poderia ignorar a posse de bola. A Roma, por sua vez, adotou uma postura mais retraída em comparação com o início da etapa complementar, contudo, seguiu mais eficiente. Prova disso foi outro bom lançamento em direção a Dzeko que resultou em pênalti, aos doze minutos. O atacante bósnio dominou, fez o giro para cima de Piqué, mas acabou derrubado pelo zagueiro do Barcelona. Na cobrança, De Rossi foi para a bola e bateu no canto esquerdo de Ter Stegen, que ainda se jogou para a direção certa, mas não conseguiu fazer a defesa. 2 a 0 para a Roma.

O terceiro tento, que seria o da classificação, por muito pouco não saiu aos 24 minutos, novamente de De Rossi. O meia apareceu na área para aproveitar, nas costas da zaga, o cruzamento vindo da esquerda e desviar de cabeça, tirando tinta da trave esquerda do goleiro adversário. Tornando a equipe ainda mais ofensiva com a saída de Nainggolan para a entrada de El Shaarawy, o técnico Eusebio Di Francesco quase viu suas alterações surtirem efeito aos 32, quando o atacante se esticou todo para completar o cruzamento da direita e ver Ter Stegen salvar o Barcelona em cima da linha.

Com o fim da partida se aproximando, a torcida pode até ter começado a ficar nervosa, mas os jogadores mantiveram a calma e a organização em campo para, aos 37 minutos, chegarem ao tão sonhado terceiro gol, que deu a classificação aos donos da casa. Em cobrança de escanteio fechada de Florenzi, Manolas puxou a marcação no primeiro pau e cabeceou cruzado, no canto oposto do goleiro do Barcelona para garantir a épica ida da Roma à semifinal da Liga dos Campeões.

FICHA TÉCNICA
ROMA 3 X 0 BARCELONA

Local: Estádio Olímpico, em Roma (Itália)
Data: 10 de abril de 2018, terça-feira
Árbitro: Clément Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)

Cartões Amarelos: Fazio e Juan Jesus (Roma); Piqué, Messi e Suárez (Barcelona)

Gols:
Roma: Dzeko, aos seis minutos do 1ºT, De Rossi, aos 13 minutos do 2ºT, e Manolas, aos 37 minutos do 2ºT

Roma: Alisson; Manolas, Fazio, Juan Jesus e Florenzi; Nainggolan (El Shaarawy), De Rossi Strootman e Kolarov; Dzeko e Schick (Ünder).
Técnico: Eusebio Di Francesco

Barcelona: Ter Stegen; Nelson Semedo (Dembelé), Piqué, Umtiti e Jordi Alba; Rakitic, Busquets (Paco Alcácer), Iniesta (André Gomes) e Sergi Roberto; Messi e Suárez.
Técnico: Ernesto Valverde