Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Saúde

OMS alerta para surto de sarampo nas Américas; 11 países têm casos da doença

Região foi a primeira livre da doença. Venezuela registra o maior número de casos.

G1

11 de Abril de 2018 - 09:25

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) divulgou novos dados sobre o avanço do sarampo na região das Américas. Atualmente, são 11 países que notificaram casos confirmados da doença. Em março, eram oito.

Como muitos casos se devem a fluxos migratórios na região, o organismo internacional fez um alerta para que os países estejam preparados para vacinar a população suscetível.

"Tendo em vista as contínuas importações do vírus de outras regiões do mundo e os surtos em curso nas Américas, a OPAS/OMS insta os países e territórios a vacinar a população para manter uma cobertura homogênea de 95% com a primeira e a segunda dose da vacina contra sarampo, caxumba e rubéola em todos os municípios", diz o comunicado.

Casos no Brasil

O país mais afetado é a Venezuela com 279 casos. O Brasil aparece em segundo lugar por causa da migração de venezuelanos, especialmente na fronteira com Roraima. São 46 casos confirmados. Em Roraima são 34 cidadãos venezuelanos e oito brasileiros. Também há registro de casos de quatro casos de sarampo em brasileiros no Amazonas.

O Ministério da Saúde organizou uma campanha de vacinação nas regiões afetadas. O público-alvo é a população não vacinada, na faixa etária de 6 meses a 49 anos de idade.

Segundo nota divulgada pela OMS, a entidade está ajudando o governo brasileiro na conteção do surto de sarampo em Roraima e está apoiando um posto de vacinação em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

Outros países afetados

Outros países com mais casos registrados de sarampo são: Estados Unidos (41), Colômbia (5), Canadá (4) e México (4). Os casos nos Estados Unidos, México e Canadá foram importados ou associados à importação.

Na Venezuela, 67% dos casos confirmados foram registrados no estado de Bolívar.

Antígua e Barbuda, Equador, Guatemala, Argentina e Peru também têm registro de pessoas infectadas. Os casos em Antígua e Barbuda e na Guatemala foram importados, respectivamente, do Reino Unido e da Alemanha. No Peru, que tem dois casos, autoridades locais investigam a região da infecção.

Sarampo é altamente contagioso

  • O sarampo é uma doença causada por um vírus, de transmissão respiratória.
  • Os sintomas começam a aparecer em 12 dias e incluem manchas avermelhadas na pele, febre, tosse e mal-estar.
  • Em situações mais graves, pode levar à pneumonia, à cegueira, à inflamação do cérebro e até mesmo à morte
  • Por ser altamente contagiosa, é necessária uma excelente cobertura vacinal (95%) para conter o surto

Certificado de eliminação

Em 2016, toda a região da América, inclusive o Brasil, recebeu certificado da Organização Pan-Americana de Saúde de que estava livre da doença. Foi a primeira região do mundo a receber o certificado, em uma batalha que se estendeu por décadas.

A vacina contra a doença está disponível desde 1963 e é administrada em duas doses: uma aos 12 meses e a outra após três meses.

A OPAS estima que atualmente 20,8 milhões de crianças ainda não tiveram sua primeira dose da vacina contra o sarampo.