Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Esporte

Corinthians luta contra histórico de perder jogos e cabeça na Argentina

O aproveitamento alvinegro atuando em terras argentinas é de menos de 24%, com apenas quatro vitórias, três empates e 14 derrotas.

ESPN

18 de Abril de 2018 - 13:49

Quando entrar em campo nesta quarta-feira, às 21h45, pela Copa Libertadores, o Corinthians não terá apenas o Independiente como adversário. Jogará também contra um retrospecto ruim na Argentina, onde tem histórico repleto de vezes em que perdeu em campo e igualmente a cabeça.

O aproveitamento alvinegro atuando em terras argentinas é de menos de 24%, com apenas quatro vitórias, três empates e 14 derrotas. Contando apenas a Libertadores, o número é pior ainda, 19%, com somente um triunfo em sete visitas – fora isso, acumula uma igualdade e cinco reveses.

Na primeira visita à Argentina pela principal competição sul-americana, em 1991, por exemplo, o Corinthians levou o clima de guerra na bagagem, como revelou o volante Marcio Bittencourt.

"Temos que ir esperando o pior. Se acontecer menos que o previsto, sorte nossa. O brasileiro em si é medroso. Fica dizendo que os argentinos dão porrada, mas por acaso a gente não sabe chegar junto também? Se for preciso, vamos fechar o tempo", afirmou ele, enquanto o técnico Nelsinho Baptista tentava afastar esse pensamento e focar apenas na partida.

"O macho não é brigão. Não é cuspindo ou batendo que ele se afirma. Mas mostrando força nas jogadas e personalidade para se impor em campo", disse o treinador, que viu, contudo, sua equipe ser derrotada por 3 a 1 pelo Boca Juniors em La Bombonera pelas oitavas de final.

Também pela Libertadores, em 2003, o Corinthians viveu um dos exemplos mais emblemáticos de que a falta de cabeça custou caro. Contra o River Plate, o time vencia por 1 a 0 até os 33 minutos, quando Kléber acertou D’Alessandro e foi expulso. No final, derrota por 2 a 1.

"Saio da Argentina frustrado porque estávamos com a vitória nas mãos. A expulsão do Kléber renovou as forças do River. Todos tinham sido avisados para não reagir. Mostrei até a fita de um jogo deles que teve confusão", disse o técnico Geninho, que viu a virada sair já no final.

Em 2006, ano em que o Corinthians já havia sido eliminado da Libertadores também por um argentino, novamente diante do River, o destempero acabou pesando mais na Copa Sul-Americana. Quem se aproveitou dessa vez foi o Lanús, que venceu em casa por 4 a 2.

A equipe brasileira precisava de apenas um empate com gols para se classificar, mas o duelo acabou marcado por uma discussão entre o meia Carlos Alberto e o técnico Emerson Leão.

Ainda no primeiro tempo, o treinador reclamou do atleta em um lance, e os dois discutiram asperamente. Leão, então, mandou Renato para o aquecimento e sacou Carlos Alberto aos 32 minutos. O meia passou em frente ao técnico, e a discussão seguiu no banco de reservas.

O próprio Corinthians de Fábio Carille, que tem o foco e a cabeça no lugar como marcas, também já sofreu na Argentina, na última temporada, com queda para o Racing na Sul-Americana, com direito a duas expulsões e ainda uma pequena confusão no final.

Na ocasião, Rodriguinho foi expulso no primeiro lance em campo. Depois, foi Jô quem recebeu o cartão vermelho, em eliminação que ainda terminou com um desentendimento com jogadores rivais – por isso, o atacante Kazim acabou suspenso por cinco jogos pela Conmebol.

É esse comportamento que Carille quer evitar contra o Independiente, novamente em Avellaneda. Até por isso, em 2018, o Corinthians apostou em nomes experientes, como o zagueiro Henrique, o volante Ralf ou o atacante Emerson Sheik. Para o treinador, até a final do Campeonato Paulista servirá como espelho para o duelo desta quarta.

"Não acredito que pressão vai ser maior do que foi contra o Palmeiras, quando trabalhei para que gente jogasse futebol, chegasse firme e não entrasse em confusão. São as mesmas determinações que dei contra o Palmeiras", afirmou Carille, na terça.

Focado, o Corinthians entra em campo como vice-líder do grupo 7, com os mesmos quatro pontos do Millonarios-COL, mas perdendo no saldo de gols. O Independiente tem três pontos, assim como o Deportivo Lara-VEN, derrotado na terça pelos colombianos por 4 a 0.

Corinthians e Independiente se enfrentam no estádio Libertadores de América nesta quarta-feira, às 21h45, pela terceira rodada da competição. Até aqui, os brasileiros empataram com o Millonarios jogando fora de casa e venceram o Deportivo Lara na Arena.