Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Policial

Vídeo mostra detentos feridos após confronto com policiais do Choque

O caso também foi denunciado na manhã desta quinta-feira ao Ministério Público pela mãe de um dos internos.

Campo Grande News

19 de Abril de 2018 - 14:12

Vídeos e fotos que estão circulando em grupos do aplicativo WhatsApp e em outras redes sociais mostram detentos feridos após o confronto com a Batalhão de Choque da Polícia Militar, ontem (18), na PED (Penitenciária Estadual de Dourados). Segundo as denúncias, pelo menos 30 presos ficaram feridos, com cortes na cabeça e nos braços, marcas de cassetete nas costas e ferimentos por balas de borracha.

O caso também foi denunciado na manhã desta quinta-feira ao Ministério Público pela mãe de um dos internos. O confronto ocorreu na manhã de ontem, quando presos do raio II da PED tentaram impedir a entrada de policiais e agentes penitenciários para fazer pente-fino nas celas.

“Tem preso com braço quebrado, com dedo amputado, mordido por cachorro, com cortes na cabeça. Eles tentaram impedir a entrada nas celas justamente porque sabiam que isso ia acontecer”, disse a autora da denúncia ao MP, que pediu para ter sua identidade mantida em sigilo.

No vídeo abaixo, os detentos mostram os ferimentos provocados durante o confronto. Os vídeos foram feitos usando celulares dentro do presídio, apesar da vistoria feita anteriormente.

O confronto entre presos e policiais na penitenciária de Dourados provocou uma onda de protestos em outros três presídios de Mato Grosso do Sul – em Campo Grande, Três Lagoas e Dois Irmãos do Buriti.

Em nota no final da tarde de ontem, a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) confirmou que algumas celas na Capital foram danificadas e que um detento teve o dedo amputado, mas em Três Lagoas. Os feridos em Dourados não foram citados na nota oficial de ontem.

Hoje, através da assessoria de imprensa, a Sejusp informou que todos os presos feridos receberam atendimento médico necessário. “Toda a situação ocorreu dentro da normalidade”, segundo a secretaria.

OAB - A Comissão de Direitos Humanos da Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Dourados está acompanhando as denúncias. Seis advogados foram hoje de manhã à PED e ouviram o relato de dois internos do raio II, onde ocorreu o confronto.

Ao Campo Grande News, o presidente da comissão, Osmar Blanco, disse que amanhã a comissão vai voltar ao presídio, para fazer um levantamento de todos os detentos que ficaram feridos. “Vamos solicitar o registro de um boletim de ocorrência e que todos os feridos passem por exame de corpo de delito”, afirmou.