Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Aposentadoria? Thiago Pereira aceita desafio e começa do zero no triatlo

Medalha de prata nos 400m medley nos Jogos de Londres, Thiago está focado nos treinos de ciclismo e corrida. A meta é concluir uma prova de Half Ironman neste domingo em Florianópolis

Globo Esporte

20 de Abril de 2018 - 15:32

Um aposentado costuma ter uma rotina mais tranquila, um tempo para descansar depois de trabalhar muito, não é?! Errado, se você estiver falando do aposentado Thiago Pereira. Longe das piscinas há um ano, ele não conseguiu ficar parado e resolveu propor um desafio para si mesmo: trocar a natação pelo triatlo.

Na verdade, o desafio foi ideia do amigo e piloto da Stockcar, Tuka Rocha.

 - Foi engraçado, eu falei: "você só sabe nadar, duvido você fazer uma prova de Ironman". Aí ele ficou doido e, no dia seguinte, ligou dizendo que ia fazer a prova - revelou o amigo.

Desafios da preparação

A prova do Ironman impressiona antes mesmo de começar. Basta olhar os números: 1.900 metros de natação, 90 Km de bicicleta e 21 Km de corrida. A natação, Thiago tira de letra, mas as etapas que envolvem pedalar e correr estão exigindo uma preparação especial.

- Eu tive que apreender a correr, não imaginava que era tão difícil - confessou o medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Foram duas semanas de treino na esteira antes de encarar uma corrida no asfalto. Pedalar na rua, só depois de um mês. Durante a preparação, Thiago perdeu peso e gordura: quatro quilos a menos e uma redução do índice de gordura corporal de 19% para 12%.

Como parte da estratégia de treinamento, Thiago e o treinador Marcos Paulo Reis escolheram o Troféu Brasil de Triathlon como primeira prova de fogo. A competição disputada na cidade de Santos é bem mais curta do que o Half Ironman: 1.500 metros de natação, 40 km pedalando e 10 km de corrida. Mais curta, fato, mas não menos desafiadora para um iniciante na modalidade.

Domingo, 5h30, Thiago acordou animado e já foi para a prova aquecendo: dois quilômetros pedalando do hotel até a largada. A primeira etapa, teoricamente, era a mais fácil: natação. Sal, ondas e uma expectativa de água gelada. Assim como a maioria dos competidores, Thiago decidiu vestir um macacão de borracha (neoprene). Uma escolha que impactou no desempenho durante a primeira volta de 750 metros.

- Surpreendentemente, a parte mais difícil foi a natação. Que desespero, foi a pior sensação do mundo. Eu não conseguia me mexer com aquela coisa (macacão) prendendo o meu braço.

Da praia, a mulher Gabriela Pauletti ficou aflita quando viu Thiago saindo da água no final da primeira volta. Ela e a equipe da organização gritaram para avisar que ainda havia mais uma volta! Thiago sabia disso, mas decidiu sair do mar para tirar o macacão e, assim, conseguir finalizar a prova. Mesmo com a parada não planejada, Thiago foi o primeiro a sair da água na categoria dele.

Hora de colocar a sapatilha para pedalar, um percurso cansativo, mas sem quedas. Na corrida, o combinado com o treinador era intercalar corrida e caminhada. Thiago seguiu a orientação à risca e mesmo assim terminou a prova com a língua para fora.

- Eu nunca tinha corrido 10 km - revelou ainda ofegante.

Com o tempo de 2h48min, Thiago ficou na 10ª posição entre 18 participantes da categoria entre 30 e 34 anos.

- Ao mesmo tempo que foi gostoso terminar, já bateu uma preocupação com Florianópolis (cidade onde acontecerá a etapa do Ironman). Lá vai ser quase o dobro, esse negócio de colocar data, a data chega! Floripa está batendo na porta.