Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Esporte

Árbitro vê finalização em vez de nocaute em vitória polêmica de Ricky Simon

Marc Goddard, no entanto, concorda com derrota de Merab Dvalishvili no UFC Atlantic City, após decisão da Comissão Atlética de Nova Jersey: "Ele estava realmente inconsciente"

Globo Esporte

23 de Abril de 2018 - 14:52

Um fim de luta polêmico marcou o duelo entre o estreante Ricky Simon e o georgiano Merab Dvalishvili no UFC Atlantic City, no último sábado. A Comissão Atlética de Nova Jersey entendeu que Dvalishvili chegou a ficar inconsciente depois da guilhotina aplicada pelo americano. O georgiano não desistiu do duelo até o fim do gongo, mas acabou perdendo a luta após a análise da comissão.

O árbitro Marc Goddard, que estava no evento, mas não participou efetivamente da luta, explicou que na verdade deveria ser dada a finalização a Simon, e não um nocaute técnico, como decidiu a comissão. A reportagem é do site “MMA Fighting”.

- Acho que ficou bem claro no final da luta, talvez até antes, quando o gongo soou, que Dvalishvili... ele estava inconsciente. Ele estava realmente inconsciente. E nesse caso, é como em qualquer outro se você pegar num mata-leão ou numa guilhotina. O fato de ele ficar inconsciente deveria ser registrado como finalização técnica.

Merab Dvalishvili, que havia anteriormente estreado com derrota no UFC diante de Frankie Saenz, discordou totalmente do resultado e disse acreditar que tenha sido o verdadeiro vencedor.

- (Simon) me derrubou e não consegui me mexer. Eu apenas esperei porque havia pouco tempo (para acabar a luta). Quando terminou, eu estava cansado e fiquei deitado. Eu sabia que tinha ganhado. Os médicos me disseram para ficar deitado. Não sei porque deram a ele (a vitória). Sinto que sou o vencedor. Não perdi essa luta.

Goddard ainda explicou a preocupação com a leitura dos cartões de pontuação, já que percebeu que a expectativa ficou pelo anúncio do resultado vindo dos juízes laterais. O árbitro viu vitória clara de Ricky Simon.

- Houve um pouco de confusão, e eu só queria ter certeza de que não iriam para os cartões de pontuação, porque parecia que era para isso que estava indo. Mas o árbitro Liam Kerrigan, para seu crédito, quando viu (Dvalishvili) ele inconsciente, realmente acenou. E acho que houve um pouco de pressa, as pessoas pensaram que íamos tentar ler os cartões, então eu disse: "Não, não, não. O cara perdeu a luta”. Mesmo que ele tenha ficado bastante acordado depois, ele definitivamente perdeu a luta e o cara certo saiu com a vitória.