Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Política

Gringo diz que não foi ouvido sobre escolha de presidente da Fundação e pode deixar a base

Vereador não se convence com o argumento de Otoniel foi escolhido porque teve o apoio de três dos cincos caciques das aldeias.

Flávio Paes/Região News

24 de Abril de 2018 - 15:07

Gringo diz que não foi ouvido sobre escolha de presidente da Fundação e pode deixar a base

Ausente da solenidade de posse do presidente da Fundação Municipal Indígena, autarquia criada como parte da reforma administrativa da Prefeitura recém-sancionada, o vereador Otacir Figueiredo, o Gringo, representante indígena na Câmara, mostra insatisfação com a escolha de Otoniel Gabriel para o cargo, quando ele fazia gestão pela escolha de Josimar Gabriel Clementino, formado em administração de empresas, seu assessor na Câmara.

“Nós nos sentimos desprestigiados. Em nenhum momento fomos consultados o que seria natural, considerando ter sido a fundação um projeto pensado por nossa equipe. Optou-se por levar em conta a opinião de um grupo que sequer apoiou os candidatos indígenas", comentou Gringo, que admite a possibilidade de deixar a base do prefeito.

Ele não se convence com o argumento de Otoniel foi escolhido porque teve o apoio de três dos cincos caciques das aldeias terena de Sidrolândia (Córrego do Meio, 10 de Maio e Nova Tereré), enquanto as lideranças da Tereré e Lagoinha, preferiam Josimar Gabriel.

De acordo com o vereador, com o aval do cacique Genivaldo Campos, da Córrego do Meio (onde mora) Otoniel, garantiu apoio dos caciques Adão Custódio (da Aldeia 10 de Maio) e Aldo Vicente, garantindo a eles a nomeação os outros dois cargos da fundação.

O cacique Adão Custódio defendeu o processo de escolha, afinal, segundo, ele “quem recebe as reclamações das aldeias são os caciques. Tudo passa por eles, que representam a vontade da comunidade. A vontade da maioria tem que prevalecer". Custódio admite a existência de descontentamentos, mas com o tempo, "as coisas vão se ajeitar e vai prevalecer o entendimento".