MS domina a primeira etapa do Brasileiro de Canoagem Descida 2018

Ao todo foram três categorias: descida clássica, sprint e duck e subdivididas em júnior, sênior e máster, masculino e feminino.

- Foto: Divulgação

Nos dias 5 e 6 de maio aconteceu o Open Internacional de Canoagem Descida 2018. O evento desportivo foi realizado em Tibagi (PR), sendo a 1ª Etapa do Brasileiro de Canoagem. O campeonato contou com a presença de 15 atletas sul-mato-grossenses, que se destacaram na disputa, alcançando o 1º e 2º lugares no ranking geral da competição.

Ao todo foram três categorias: descida clássica, sprint e duck e subdivididas em júnior, sênior e máster, masculino e feminino. A classificação geral do Open Internacional se deu pela soma dos pontos de duas provas, a descida clássica e sprint.

O atleta aquidauanense Rafael Girotto foi campeão geral da competição, ficando em 1º na prova mais rápida (sprint) e em 2º na descida clássica. O desportista é o atual campeão brasileiro de Canoagem 2017 e participará do Mundial na Suíça no final deste mês.

Mato Grosso do Sul está entre as principais potências nacionais na Canoagem. Segundo ele, isso se dá por conta da condição privilegiada que o Estado possui, com muitos rios e afluentes.

O desportista também destaca o investimento do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Contemplado com a Bolsa-Atleta, ele relata a importância do benefício para disputar as competições. “Com a bolsa-atleta consigo focar mais nos treinamentos e melhorar meu desempenho, antes deixava de treinar para correr atrás de patrocínio, agora me sinto mais seguro para participar dos campeonatos”. O canoísta também participou da prova duck (misto) ficando em 3º, junto com a desportista Luiza Miranda que também recebe o benefício do Bolsa-Atleta.

Vice-campeão geral da competição, o campo-grandense Daniel Hayashi também ressalta a importância do investimento que o Governo do Estado proporciona aos atletas sul-mato-grossenses. “A minha participação nessa prova se deu, sobretudo, por contar com a Bolsa-Atleta. Além de treinar e competir, existem gastos também com o transporte dos equipamentos, como a embarcação”.

Ao todo foram seis medalhas, duas de ouro, duas de prata e duas de bronze. A 2ª fase do campeonato Brasileiro de Canoagem está prevista para acontecer nos dias 15 e 16 de setembro em São João de Pádua (RJ).