Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Esporte

Brasil tem chance dupla de ouro em etapa brasileira do Circuito Mundial

Ágatha e Duda e Evandro e André vão à final em Itapema e decidem título contra parcerias suíça e norueguesa, respectivamente

Globo Esporte

20 de Maio de 2018 - 19:09

O Brasil terá duas chances de medalha de ouro neste domingo na etapa de Itapema (SC) do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Evandro e André e Ágatha e Duda classificaram-se para as finais nas chaves masculina e feminina, respectivamente. O país ainda pode faturar outros dois bronzes, com Maria Elisa e Carol e Vitor Felipe e Guto.

Atuais campeões mundiais, Evandro e André asseguraram vaga na segunda decisão consecutiva de etapa do circuito - eles foram vice-campeões em Huntington Beach, nos EUA. A dupla brasileira passou neste sábado por Piotr Kantor e Bartosz Losiak, da Polônia, por 21/19 e 21/16. Na final deste domingo, o duelo será contra os noruegueses Mol e Sorum, que eliminaram os também brasileiros Vitor Felipe e Guto (21/17 e 21/13).

- A torcida cada nos surpreendeu mais uma vez. Muita gente envolvida nessa vitória, nossa psicóloga, nossa nutricionista. Essa vitória é da nossa equipe - disse André.

Dono do melhor saque do Circuito Mundial e campeão brasileiro da última temporada, Evandro repete a mesma roupa até perder. Indagado sobre a mandinga, ele afirmou às vezes lava a indumentária, mas quando ela não seca a tempo a veste mesmo assim. E tem dado certo.

- A gente vem vivendo um grande momento. Estamos em uma crescente muito boa. Nada melhor do que nossa simplicididade e humildade, e junto com o trabalho as coisas têm acontecido. Consequentemente, vamos evoluindo nos torneios e sabemos que é preciso manter o ritmo - afirmou Evandro.

Em uma semifinal totalmente brasileira na chave feminina, Ágatha e Duda venceram Maria Elisa e Carol por 2 sets a 1, com parciais de 21/17, 17/21 e 15/8. Duda foi o principal destaque da partida e acabou sendo decisiva na classificação.

- O mundo precisa saber que esse esporte é nosso, o Brasil tem muita energia. É muito mais difícil [enfrentar uma dupla brasileira], conhece cada movimento. Eu e as meninas já nos conhecemos há muitos anos. A Duda é mais nova então é o elemento surpresa. Ela traz novidade para o nosso jogo - brincou Ágatha.

Duda, que tem sido uma das gratas surpresas do vôlei de praia nacional neste ciclo até os Jogos Olímpicos de Tóquio, comentou a importância de ir a mais uma final:

Elas enfrentarão na decisão do ouro as suíças Joana Heidrich e Anouk Vergé-Dépré, que superaram as canadenses Heather Bansley e Brandie Wilkerson também por 2 sets a 1 (15/21, 21/15 e 15/13). As duas parcerias já se enfrentaram três vezes no circuito, com duas vitórias das suíças e uma das brasileiras.

A etapa de Itapema é de nível quatro estrelas no Circuito Mundial de vôlei de praia e distribui uma premiação de 150 mil dólares aos atletas, com as duplas campeãs nos dois naipes recebendo 20 mil dólares e somando 800 pontos para o ranking, que define os campeões da temporada. As competições do tour são classificadas de um a cinco com base nos pontos e na premiação que distribuem.

O Brasil recebeu em sua história 42 etapas no naipe masculino e 37 etapas no naipe feminino (a maioria realizadas simultaneamente) do Circuito Mundial de vôlei de praia. Esta é a primeira vez que uma cidade da região sul do país recebe uma etapa do giro internacional. Uma das finais contará com exibição da TV Globo no domingo de manhã.