Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Saúde

Vacina contra gripe: falta imunizar 24% do público-alvo para atingir meta

75,8% já se vacinaram, diz Ministério da Saúde. Campanha vai até o dia 15 de junho com o objetivo de imunizar 54,4 milhões; crianças foram as menos vacinadas.

G1

08 de Junho de 2018 - 10:42

Vacina contra gripe: falta imunizar 24% do público-alvo para atingir meta

Aqueles com indicação para tomar a vacina contra a gripe têm até a próxima sexta-feira (15) para se vacinar, diz o Ministério da Saúde. Até agora, a campanha atingiu 78,4% do público-alvo (41,2 milhões): 13,1 milhões de pessoas ainda devem procurar os postos de saúde para que a meta de 54,4 milhões seja atingida.

Crianças entre seis meses e cinco anos foram as menos vacinadas: 57,5% foram levadas para os postos de saúde. O número de crianças vacinadas, contudo, aumentou em relação aos dados divulgados em maio: na ocasião, 34,9% haviam sido imunizadas.

O público com maior taxa de vacinação até o momento são mulheres que tiveram parto recente (86,7%), seguidas pelos idosos (86,6%), professores (85,4%) e indígenas (81,7%).

O Ministério da Saúde organiza campanhas de vacinação contra a gripe todos os anos um pouco antes do inverno. São escolhidos grupos com maior probabilidade de pegar a doença ou com maior risco de complicações graves.

O ministério informa que a escolha desses grupos segue recomendação da Organização Mundial de Saúde, decisão que também tem por base estudos científicos.

______________________________________________________________________

Quem tem indicação para a vacina:

  1. Professores da rede pública e privada;
  2. Profissionais de saúde;
  3. Crianças entre 6 meses e cinco anos (estão com a menor cobertura);
  4. Gestantes;
  5. Mulheres com parto recente (com até 45 dias);
  6. Idosos a partir de 60 anos;
  7. Povos índigenas;
  8. Portadores de doenças crônicas;
  9. População privada de liberdade (inclui funcionários do sistema prisional e menores infratores).

_______________________________________________________________________

  1. A vacina contra a gripe é feita com vírus morto (inativo); por isso, especialistas indicam que o imunizante tem grande margem de segurança;
  2. A vacina não é nem feita com o vírus inteiro (são apenas partículas do micro-organismo);
  3. Todos os anos, a vacina é atualizada de acordo com os tipos de vírus mais frequentes. A desse ano protege contra três tipos de vírus;
  4. As reações possíveis incluem um pequeno mal-estar por resposta do sistema imunológico. Também pode ser que ocorra dor muscular no local da aplicação.