Nordestinos serão homenageados com comenda “Asa Branca” na Assembleia

Natural de Canguaretama – RN, o empresário Tomazio Tomaz da Silva, de 35 anos, será um dos homenageados hoje.

Empresário Tomazio Tomaz da Silva, durante visita a redação do RN - Foto: Vanderi Tomé/Região News

Para celebrar o Dia da Comunidade Nordestina em Mato Grosso do Sul, que passou a integrar o Calendário Cívico e Cultural do Estado, a Assembleia Legislativa entregará a comenda Asa Branca a homens e mulheres nordestinos, que contribuem com o desenvolvimento econômico, social e cultural dos sul-mato-grossenses.

Natural de Canguaretama – RN, o empresário Tomazio Tomaz da Silva, de 35 anos, será um dos homenageados hoje durante sessão solene em alusão à data, comemorada dia 13 de junho, marcada para as 18h30 no Palácio Guaicurus em Campo Grande. “Tomaz Potiguar”, como é conhecido, vai receber a honraria por difundir a cultura nordestina em Sidrolândia, cidade que reside desde 2002.

É primeira vez em que o povo nordestino recebe a comenda Asa Branca, instituída por meio da Resolução nº 27/2017 e o Dia da Comunidade Nordestina em Mato Grosso do Sul, pela lei estadual nº 5.069/2017 que passou a vigorar agora em 2018. O projeto é de autoria do deputado estadual, Amarildo Cruz (PT).

"É indiscutível o quanto nosso Estado tem de influência nordestina, o que considero um privilégio, em razão da riqueza que esse povo traz para a sociedade por meio de sua cultura, tradição, comidas, danças, músicas, artesanato e tantas outras coisas. Por isso, conseguimos instituir o Dia da Comunidade Nordestina em Mato Grosso do Sul e a comenda Asa Branca", falou o autor da proposição.

O parlamentar promete uma noite especial a todos os homenageados, familiares e convidados. "Será uma noite de muita alegria, para festejar e, ao mesmo tempo, agradecer esse povo pela contribuição que traz a nossa sociedade", comemorou Amarildo Cruz.

Além de Tomazio Tomaz da Silva (indicação do deputado Cabo Almi), que vai representar a Associação Nordestina de Sidrolândia, já confirmaram participação no evento o grupo folclórico do Centro de Tradições Nordestinas do município de Anastácio; os músicos Tony e Carlos de Nova Alvorada do Sul; Romero da Tapiocaria Pernambucana; Ceará de Nova Andradina e Zezinho do Forró. Com informações da assessoria AL.