Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Mato Grosso do Sul

Iagro estende prazo de vacina contra febre aftosa e brucelose no Pantanal

A campanha começou em 1º de maio e terminou em 15 de junho.

Campo Grande News

27 de Junho de 2018 - 10:12

Foi prorrogado o prazo para vacinação contra a febre aftosa e brucelose na região do Pantanal, de acordo com portaria do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal) divulgada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (dia 27).

A campanha começou em 1º de maio e terminou em 15 de junho. Já o registro profissional poderia ser feito até 2 de julho. Com o documento de hoje, a etapa de vacinação da febre aftosa segue até 30 de julho e 15 de agosto para registro. Já a vacina e registro da brucelose poderão ser feitos até 15 de agosto.

A portaria atende pedido do Sindicato Rural de Corumbá e também da Famasul (Federação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), que levou em consideração a cheia registrada no Pantanal. Dia 12 de junho, o governo estadual reconheceu situação de emergência. A cheia já isolou cerca de 2,5 mil ribeirinhos.

A medida coloca a região como prioridade quanto ao repasse de recursos financeiros. Produtores rurais que pediram liberação de linha de crédito especial pelo Banco do Brasil devem ter suas dívidas alongadas.

O Rio Paraguai chegou a registrar, há duas semanas, 5,33 metros e a expectativa ainda era que atinjisse 5,70 metros. Segundo laudo da Embrapa Pantanal, naquela região existem pelo menos 2,3 milhões de cabeças de gado.