Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Esporte

Titular nas quartas, Fernandinho ganhou Tite ao evitar expulsão contra Messi

12º jogador da seleção brasileira sob comando do técnico, volante herda vaga do suspenso Casemiro contra a Bélgica.

Globo Esporte

03 de Julho de 2018 - 16:59

Sem Casemiro, suspenso por dois cartões amarelos, Tite vai escalar Fernandinho como titular diante da Bélgica. Não é preciso esperar qualquer confirmação. O volante do Manchester City é o 12º jogador da seleção brasileira e finalmente vai iniciar uma partida na Copa do Mundo.

Fernandinho disputou 19 jogos com Tite. Em 10 deles, começou no banco. O técnico só não arrumou lugar para ele entre os titulares porque Casemiro jamais permitiu qualquer brecha, e quando ambos atuaram juntos, com Fernandinho um pouco mais à frente, numa função de armação, o meio-campo perdeu força ofensiva.

Ausente da primeira lista de convocação do técnico, Fernandinho conquistou Tite de vez na vitória por 3 a 0 sobre a Argentina, em novembro de 2016. Titular, já que Casemiro estava machucado, ele recebeu cartão amarelo logo aos seis minutos de jogo por cometer falta em Messi.

Sua participação até o fim se tornou uma temeridade, afinal, como ele conseguiria marcar o extraterrestre e outros grandes jogadores pendurado? Conseguiu, de acordo com Tite, com altíssimo nível de concentração que lhe rendeu até a faixa de capitão para o duelo seguinte, diante do Peru.

  • Altura

Casemiro tem seis centímetros a mais do que Fernandinho (1,85m x 1,79m) e uma impulsão que lhe dá vantagem na bola aérea, importante quando ela é quebrada pelo sistema defensivo adversário e ele precisa retomar a posse, ou mesmo em bolas paradas.

  • Passe

Embora ambos tenham bom aproveitamento nesse quesito, Fernandinho tem o toque mais curto, de aproximação aos demais meio-campistas, herança de ser treinado por Pep Guardiola no Manchester City.

  • Entrosamento

A sintonia de Casemiro na proteção a Thiago Silva e Miranda, e nas coberturas aos laterais, tem sido perfeita e livrado Alisson de ter que fazer defesas em meio a pressões dos rivais. Tite terá poucos treinos para encaixar Fernandinho nessa engrenagem, mas a assiduidade dele na equipe facilitará bastante esse trabalho.

  • Chegada ao ataque

Pela origem como meia, Fernandinho tem mais facilidade para romper o campo adversário e se juntar aos outros jogadores do setor na criação. A finalização de longa distância também sai mais naturalmente.