Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Esporte

Brasil cai diante dos Estados Unidos e fica fora do pódio da Liga das Nações

Abatidos após derrota na semifinal, campeões olímpicos são superados por americanos na disputa pelo bronze em Lille.

Globo Esporte

08 de Julho de 2018 - 18:16

O golpe da semifinal ainda deixava marcas. Mais do que um bronze, estava em jogo a recuperação da moral para o Brasil depois de ser dominado pela Rússia. Não foi um novo atropelo neste domingo, mas os Estados Unidos superaram os campeões olímpicos em Lille, na França. Anderson e Russell comandaram a vitória americana por 3 sets a 0 - parciais de 25/21, 28/26 e 28/26 - para ficar com a terceira posição da Liga das Nações, enquanto os brasileiros só puderam assistir ao pódio.

- Saímos com gosto amargo. Estar entre os quatro melhores do mundo é importante, mas queremos mais. Essa é a história do vôlei brasileiro. Infelizmente não deu. Cometemos muitos erros infantis em alguns momentos, o que não se pode cometer, mas não se pode dizer que a moçada não tentou. Fica o reconhecimento para essa garotada, que lutou ponto a ponto - disse o técnico Renan Dal Zotto.

Cheio de desfalques principalmente entre os ponteiros, Renan tenta fazer o Brasil se reerguer. A quarta colocação no primeiro compromisso do ano não era o esperado, mas o objetivo maior ainda está por vir. O Mundial da Itália e da Bulgária, em setembro, é a chance de os campeões olímpicos voltarem ao topo.

- Não tivemos tempo de digerir a derrota contra a Rússia. Foi estranho, porque não teve jogo, foi um atropelo mesmo. Conversamos que era importante essa medalha. Fica a frustração. Seria muito valiosa. Dói muito. Temos um mês e meio para trabalhar para o Mundial. Temos de seguir em frente - disse o capitão Bruninho.

O jogo

A derrota para a Rússia ainda estava na cabeça, mas era hora de mostrar uma reação. O caminho para o Brasil se reerguer foi pelo meio de rede. Lucão e Maurício Souza foram os pilares dos campeõs olímpicos no início do jogo. Só que os americanos montaram um bloqueio forte e contaram com uma grande atuação de Matthew Anderson. Foram sete ataques certeiros do jogador na primeira parcial. O diferencial para a vitória dos Estados Unidos por 25 a 21.

Os erros atormentaram o Brasil no começo do segundo set. Os Estados Unidos chegaram a abrir 4 a 0 aproveitando falhas de ataque, de levantamento, de recepção. Os campeões olímpicos, porém, reagiram rapidamente, comandados pelos ataques de Lucão e Wallace. Na reta final, porém, as falhas voltaram a incomodar. Os americanos cresceram e venceram por 28 a 26.

Abatido, o Brasil não conseguiu fazer frente aos Estados Unidos no terceiro set. Aaron Russell cresceu e liderou os americanos. Renan Dal Zotto tentou mudar peças na equipe, colocou William, Evandro e Isac em quadra. Restava a esperança de repetir o jogo da fase de classificação, quando o Brasil virou depois de estar perdendo por 2 a 0 diante dos Estados Unidos. Os americanos precisaram de quatro match points, mas já era tarde: 28/26.