Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Política

Marun diz que Lula não pode ser candidato mesmo que saia da prisão

Ministro da Secretaria do governo afirmou que lei “não existem dúvidas” de que Lula não pode concorrer à Presidência, ainda que saia da prisão

Campo Grande News

08 de Julho de 2018 - 18:38

Marun diz que Lula não pode ser candidato mesmo que saia da prisão

Ainda que saia da prisão, o ex-presidente Lula não pode concorrer às eleições. É o que declarou à Folha de São Paulo o ministro da Secretaria do governo, Carlos Marun (MDB).

Marun não quis comentar a decisão do desembargador Rogério Favreto, do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que mandou soltar Lula. O ministro chamou a decisão de “assunto do judiciário”. É uma questão do Judiciário. O Executivo não pode se manifestar por isso”, declarou à Folha.

Ainda segundo o ministro, não existe dúvida de que o presidente não pode ser candidato. “Quanto à candidatura não existe dúvida. A lei é clara: após condenação em segunda instância não pode ser candidato. Não existe a mínima dúvida sobre a impossibilidade de candidatura do Lula”, afirmou.

Decisões - A decisão do desembargador acatou habeas corpus protocolado na sexta (6) pelos deputados Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira, do PT. O pedido era para que que ele fosse libertado imediatamente, por ausência de fundamento jurídico na prisão.

Em seguida, no entanto, O juiz Sérgio Moro publicou despacho e desautorizou a soltura. Para o juiz, o desembargador é “autoridade absolutamente incompetente” para decidir sobre o caso.

“Com todo o respeito, é autoridade absolutamente incompetente para sobrepor-se à decisão do colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e ainda do plenário do Supremo Tribunal Federal", afirmou.