Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Brasil

Brasileiro conquista medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

A edição deste ano da Olimpíada Internacional de Matemática teve a participação de 594 estudantes.

Midiamax

14 de Julho de 2018 - 08:19

Brasileiro conquista medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática

Olimpíada Internacional de Matemática disputada em Cluj-Napoca, na Romênia, rendeu para a equipe brasileira uma medalha de ouro e quatro de bronze, além menção honrosa.

O paulista Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, 17 anos, conquistou o ouro com 35 pontos de 42 possíveis, nas duas provas da competição, ele terminou em 12º lugar na colocação geral, entre os cerca de 600 participantes.

O bronze foi conquistado pelos estudantes Bruno Brasil Meinhart, 17 anos, e Pedro Gomes Cabral, 15, ambos de Fortaleza; e Bernardo Peruzzo Trevizan, 16 anos, e André Yuji Hisatsuga, 18 anos, de São Paulo. Lucas Hiroshi Hanke Harada, de 17 anos, também de São Paulo, ficou com a menção honrosa.

A equipe liderada pelos professores Régis Prado Barbosa e Armando Barbosa Filho ficou na 28ª posição no quadro geral da competição, superando o desempenho da edição do ano passado, quando o Brasil alcançou a 37ª colocação, com duas medalhas de prata, uma de bronze e duas menções honrosas, na olimpíada disputada no Rio de Janeiro.

Os seis representantes da equipe brasileira foram escolhidos após seletivas entre estudantes premiados na 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática. Eles foram treinados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, em parceria com a Universidade Paulista e o Colégio Etapa.

A edição deste ano da Olimpíada Internacional de Matemática teve a participação de 594 estudantes de 107 países. No ano passado, no Rio de Janeiro, a competição bateu recorde de participantes, com 623 estudantes de 111 países.

A Olimpíada Internacional de Matemática é a mais antiga competição científica para estudantes do ensino médio. Ela foi criada em 1959, com participação brasileira desde 1979. Ao longo dessas quase quatro décadas, os estudantes brasileiros conquistaram 130 medalhas, sendo dez de ouro, 43 de prata e 77 de bronze.