‘Pente-fino’: INSS convoca 179 mil beneficiários para perícia

Convocados têm até 13 de agosto para agendar a reavaliação médica.

- Foto: Reprodução

O inss (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou um edital nessa sexta-feira (20) com a convocação de 179 mil beneficiários para a reavaliação médica.

A publicação feita no Diário Oficial da União é a maior notificação para perícias desde o início das revisões. Foram convocadas as pessoas que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez e que não puderam ser localizadas anteriormente, seja por causa de endereço desatualizado ou errado, porque não realizaram o agendamento da perícia ou por apresentarem informações incompletas.

Nesse edital foram convocados 168.523 beneficiários da aposentadoria por invalidez e 10.412 beneficiários do auxílio-doença. Quem foi citado na publicação deve agendar o exame até 13 de agosto pela Central de Atendimento da Previdência Social, no telefone 135.

Pente-fino

Em agosto de 2016 o Governo Federal iniciou um “pente-fino” nos benefícios concedidos pelo INSS, o objetivo é verificar se os beneficiários ainda cumprem os requisitos apresentados no momento da concessão do auxílio. A expectativa do governo é chegar a 1,1 milhão de benefícios mensais. A ‘economia’ com as medidas pode chegar a R$ 20 bilhões.

Ao todo serão periciados mais de 1,5 milhão de benefícios por incapacidade, 552.998 benefícios de auxílio-doença e 1.004.886 de aposentadoria por invalidez.

Até 30 de junho deste ano foram realizadas 791,4 mil perícias, com 450,2 mil auxílios-doença ou aposentadorias por invalidez cancelados. Ou seja, mais da metade das reavaliações. 56,9% delas, resultam no cancelamento do benefício.

Até o fim da operação devem passar pela perícia da aposentadoria por invalidez os beneficiários que tem menos de 60 anos de idade, e que estão há dois anos ou mais sem realizar os exames. Pessoas com mais de 60 anos ou que tem 55 anos mas já recebe o benefício há 15 anos, ficam de fora da reavaliação.