Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Esporte

Cria do Palmeiras, jovem da Seleção sub-21 desbrava a Argentina: "Bem recebido"

Armador no grupo brasileiro que irá disputar o torneio Sul-Americano da categoria, Caio Pacheco é atleta do Bahía Basket, da Argentina, e elogia filosofia do basquete hermano.

Globo Esporte

27 de Julho de 2018 - 13:45

Caio Pacheco trilha um caminho não muito comum para os atletas de basquete do Brasil. Depois de passar por clubes paulistas na base, como Limeira, Rio Claro e por último o Palmeiras, o armador de 19 anos foi jogar no basquete argentino, levado ao Bahía Basket por um olheiro que gostou do seu estilo de jogo. Convocado para defender as cores brasileiras no Sul-Americano sub-21, que acontecerá no país hermano, a partir do dia 30 de julho, o jogador afirma que se surpreendeu com a boa recepção na Argentina e elogia a nação vizinha.

— É muito bom jogar na Argentina, para falar a verdade as coisas foram muito diferentes de como eu imaginava. Esperava que eles não fossem receptivos e que criariam barreiras por eu ser um estrangeiro e ainda mais por ser um brasileiro, mas foi totalmente o contrário. Eles me receberam de portas abertas, me ajudaram e seguem me ajudando com o jogo, com a língua e com todos os outros empecilhos que aparecem no dia a dia. Então, me adaptei bem rápido ao país — afirma Caio.

Desde janeiro de 2018 na Argentina, Caio se diz impressionado com o quanto o esporte é popular no país. O armador chega a comparar que o "basquete é para os argentinos como o futebol é para o brasileiro", com quadras espalhadas por todos os lados e crianças querendo ser como os grandes ídolos hermanos na modalidade. Adaptado ao novo lar, o jovem não consegue dizer se evoluiu mais em solo estrangeiro do que no Brasil, mas garante que ter entrado em contato com mais uma filosofia e maneira de enxergar o jogo agregou em seu crescimento.

— Não sei te dizer se meu basquete evoluiu mais do que se estivesse no Brasil, mas o que posso te afirmar é que nesse tempo que estou lá me sinto um jogador muito melhor e com uma nova metodologia na cabeça, que agregou com a que já conhecia do Brasil — analisou.

Com a expectativa de ter mais minutos no time adulto do Bahía Basket na próxima temporada, o futuro ainda reserva muitos desafios para o jovem Caio Pacheco. Certeza é que o próximo deles será o Sul-Americano sub-21 pela seleção. Na reta final de preparação, o armador acredita no potencial do elenco não só para ter sucesso na competição, mas que também servirá para nutrir o basquete nacional pelos próximos anos.

— Nós esperamos o melhor para esse Sul-Americano, estamos em uma fase de treinamento muito intensa em que estamos a cada dia mais preparados. Temos um time muito bom, versátil e com jogadores de nome, que já fazem parte do elenco dos times principais do campeonato Brasileiro (NBB) há alguns anos, o que vai ser uma vantagem para nossa equipe nesse torneio, sem contar que essa equipe é uma aposta para o futuro do nosso basquete e da nossa seleção em um futuro próximo — concluiu.

O Sul-Americano começa no dia 30 de julho, e nesta data o Brasil já enfrenta o Chile. Pelos próximos cinco dias, sendo um deles de folga, a Seleção encara os outros participantes do torneio: Argentina (país sede), Uruguai, Peru e Paraguai. Os donos das duas melhores campanhas após todos os duelos farão a final, no dia cinco de agosto.