Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Esporte

Ferrari supera favorita RBR, e Vettel fecha sexta-feira com melhor tempo na Hungria

Em disputa acirrada, alemão leva a melhor sobre Verstappen e Ricciardo, enquanto Alonso revive rivalidade com Hamilton ao gesticular para o antigo desafeto após ser atrapalhado.

Globo Esporte

27 de Julho de 2018 - 13:55

Após o domínio da RBR na primeira sessão , a Ferrari levou a melhor no segundo treino livre para o GP da Hungria. Sebastian Vettel fez o tempo de 1m16s834, superando Max Verstappen em apenas 0s074 e deixando Daniel Ricciardo, o mais rápido na primeira prática, em terceiro lugar, a 0s227, com Kimi Raikkonen em quarto com a outra Ferrari. Ao contrário da sessão inicial, na qual Vettel ficou em segundo usando pneus ultramacios contra os macios da dupla da RBR, todos os mais bem colocados usaram os compostos mais aderentes do fim de semana, em igualdade de condições.

O tempo de Vettel é o melhor da sexta-feira, superando a marca de 1m17s613 estabelecida na primeira sessão. No entanto, o tempo estabelecido pelo alemão da Ferrari ainda está longe do recorde de 1m16s276 feito por ele próprio do treino classificatório do ano passado.

Líder do campeonato após a épica vitória na Alemanha, Lewis Hamilton terminou em quinto lugar, à frente do companheiro Valtteri Bottas. No entanto, apesar de as características de Hungaroring não favorecerem a Mercedes, não foi possível aferir o potencial real dos carros prateados, pois ambos os pilotos cometeram erros nas suas tentativas de volta lançada com os pneus ultramacios.

Completaram os dez mais rápidos, da sétima à décima posições, Romain Grosjean (Haas), Carlos Sainz (Renault), Pierre Gasly (STR) e Esteban Ocon (Force India).

RBR e Mercedes melhores no início

Com pneus macios, os segundos na escala de aderência do fim de semana, Bottas e Hamilton começaram a sessão se revezando na primeira posição. Depois, a favorita dupla da RBR entrou na pista, e Verstappen se colocou em primeiro, logo à frente de Ricciardo.

Pelo menos no começo da sessão, as Ferraris ficaram bem para trás, com Vettel a 0s7 de Hamilton e Raikkonen, a 1s3. E o pior: ambos com os pneus macios.

Com ultramacios, Ferrari reage

Com meia hora de treino, Hamilton e Bottas colocaram novos jogos de pneus ultramacios, os mais aderentes usados na Hungria, e esperava-se que eles melhorassem seus tempos. Mas não foi isso que aconteceu, já que ambos erraram durante suas voltas rápidas.

Quando faltavam 55 minutos para o fim da prática, Sebastian Vettel melhorou bastante com os ultramacios, e assumiu o primeiro lugar, 0s675 à frente de Verstappen. Mas o holandês voltou à pista em seguida e, com os ultramacios, reduziu a diferença a apenas 0s074, com Ricciardo ficando a 0s227 do alemão.

Música no Fantástico?

Definitivamente Marcus Ericsson e o carro da Sauber não vêm se entendendo com a pista de Hungaroring. Depois de duas rodadas no primeiro treino livre, o sueco virou pela terceira vez com seu carro na segunda sessão e, se quiser, já pode pedir música no Fantástico do próximo domingo. Como desgraça pouca é bobagem, Ericsson ainda foi liberado dos boxes sem uma roda totalmente fixada após uma simulação de pit stop. Pelo menos, ele parou ainda no pit lane...

Mas Ericsson não foi o único a rodar no segundo treino. O também contestado Stoffel Vandoorne perdeu o carro ao tocar de leve a roda traseira esquerda na grama. O belga da McLaren foi para a área de escape asfaltada e freou com força para evitar a batida. Conseguiu, mas acabou com seu jogo de pneus...

Alonso ouve reclamações de Hartley...

Fernando Alonso é conhecido pelas constantes reclamações pelo rádio, principalmente quando alguém o atrapalha na pista. Mas, neste treino em Hungaroring, o espanhol foi o alvo da "fúria", acreditem, de Brendon Hartley, que chiou no rádio com seu engenheiro na STR. E faltando menos de cinco minutos para o fim, o neozelandês reclamou de novo com Alonso após ser novamente atrapalhado...

...e desconta em Hamilton!

Se Alonso foi alvo da irritação de Hartley, por outro lado reviveu a histórica rivalidade da temporada de 2007 com Lewis Hamilton. Isso porque o espanhol gesticulou para o antigo desafeto após se sentir atrapalhado numa volta rápida...

Confira as atividades na Hungria

O terceiro treino livre será disputado a partir das 7h de sábado, com transmissão do SporTV2. O treino classificatório terá início às 10h, e o SporTV3 passa ao vivo. Por fim, a corrida será transmitida ao vivo pela TV Globo.