Em Sidrolândia meta é vacinar 2.717 crianças contra sarampo

A campanha vai até o 31 de agosto, mas o “dia D” de imunização ocorre no dia 18 de agosto.

Menino sendo Vacinado - Foto: Divulgação

Com 2.860 crianças na faixa etária de um ano a menos de 5 anos de idade, em Sidrolândia a meta é imunizar contra o sarampo 95% desta população, o que corresponde a 2.717 pessoas. No Estado,158 mil crianças devem ser vacinadas. A campanha vai até o 31 de agosto, mas o “dia D” de imunização ocorre no dia 18 de agosto.

Em todo o país,11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas. Mato Grosso do Sul recebeu 400 mil doses das três vacinas, segundo o Ministério da Saúde. A prioridade da campanha são as crianças de um até menores de cinco anos. Conforme o Ministério, esse público é mais suscetível à doenças. Foram adquiridas 28,3 milhões doses das vacinas, um total de R$ 160,7 milhões.

O objetivo é imunizar crianças de 12 meses a menores de 5 anos, com meta de vacinar ao menos 95% das crianças dessa faixa etária.

O sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Ainda assim, boletins recentes afirmam que o país pode sofrer um surto da doença. Entre 1º de janeiro e 23 de maio deste ano, foram registrados 995 casos de sarampo, 611 no Amazonas e 384 em Roraima, incluindo duas mortes, segundo a OMS.

Já com relação a pólio, identificou-se um registro da doença na Venezuela, país que faz fronteira com o Brasil. A doença era considerada erradicada no continente desde 1994.

Em Campo Grande, as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. Os pais devem levar a caderneta de vacinação para avaliação e registro da vacina.