Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

Sidrolândia é premiada por projetos de empoderamento feminino e enfrentamento da violência contra mulher

Três projetos de empoderamento feminino e enfrentamento à violência contra a mulher, foram selecionados.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura

02 de Agosto de 2018 - 16:43

Sidrolândia é premiada por projetos de empoderamento feminino e enfrentamento da violência contra mulher

Três projetos de empoderamento feminino e enfrentamento à violência contra a mulher, foram selecionados por uma comissão que julgou 19 projetos cadastrados e selecionou 12. Dois são desenvolvidos pela Prefeitura de Sidrolândia – o decreto municipal que instituiu a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, e o Projeto Maria da Penha vai à Escola – e o terceiro é desenvolvido e liderado por Marlene Bial, do Assentamento Alambari Fetagri denominado Projeto Urucum.

- Sentimos imensa alegria em sermos selecionadas com esses três projetos que nos valeram o prêmio “Prefeitura Amiga da Mulher”, graças à sensibilidade do prefeito Dr. Marcelo Ascoli que nos apoia constantemente. Recebemos o prêmio principalmente pelo Projeto Maria da Penha vai à Escola que foi destaque em outros três municípios. São projetos que incentivam o empoderamento feminino e o enfrentamento à violência contra a mulher – declarou Natália Souza, coordenadora Municipal de Políticas Públicas para a Mulher.

Marlene Bial integrou a comitiva sidrolandense para receber o certificado pela seleção do Projeto Urucum, e declarou estar feliz com a menção honrosa – Pra mim é uma grande honra vir receber este selo, de certa forma é uma homenagem pra todas nós mulheres de campo, porque acreditamos, fomos em frente, criamos um projeto, que é consolidado, então de certa forma pra mim hoje é um grande orgulho fazer parte do município de Sidrolândia e da agricultura familiar de Sidrolândia trazendo não só geração de renda, mas qualidade de vida e sustentabilidade ao meio ambiente e às famílias do campo também.

A agricultora familiar ainda citou a chegada da Prefeitura, que se tornou uma forte parceira - O Projeto Urucum me realizou como ser humano, como mulher, como cidadã, fico feliz pela parceria com a Prefeitura, quando o Dr. Marcelo ficou sabendo eles abraçaram o projeto.

Cumprimentada pelo sucesso do evento, a subsecretária Luciana Azambuja lembrou que o Seminário faz alusão aos 12 anos da Lei Maria da Penha e celebrou o auditório lotado. Ela enalteceu o envolvimento da gestão 2017/2020 em Sidrolândia com as Políticas Públicas para as Mulheres.

- Estamos conseguindo sensibilizar os gestores do Executivo Municipal, como é o caso do Dr. Marcelo e toda a sua equipe de Sidrolândia, que tem se mostrado um prefeito sensível com as políticas públicas para as mulheres – disse Luciana.

A subsecretária afirmou que o Seminário reuniu mulheres de todos os segmentos da sociedade organizada – da cidade, assentamentos, quilombolas, indígenas, políticas, profissionais de diversas áreas – de todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Quanto aos critérios para a seleção dos projetos, Luciana Azambuja explicou que a comissão julgadora é formada por diversos setores das esferas governamentais e do Ministério Público.

- A iniciativa do Selo Social nasceu com o objetivo de divulgar as boas práticas inovadoras desenvolvidas pelos Municípios para todo o Estado conhecer. E o que a gente queria com essa iniciativa era colocar à apreciação primeiro de uma banca que tinha Universidade Estadual, Universidade Federal, Ministério Público, Sebrae, OAB, Assomasul, e depois dizer que é um Selo Social de responsabilidade social. Então ser uma Prefeitura Amiga da Mulher significa que o prefeito tem desenvolvido ações inovadoras, práticas, programas e projetos em prol do empoderamento feminino em combate à violência contra as mulheres.

Ainda sobre Sidrolândia, Luciana Azambuja emendou: - Sidrolândia com estrelinhas douradas, porque os três projetos inscritos foram selecionados pra receber o Selo Social “Prefeitura Amiga da Mulher”, e um projeto com destaque que foi apresentado aqui que foi o Maria da Penha vai à Escola, concluiu a subsecretária.