Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolândia

Em Sidrolândia, Catarina e Sidrônio terão provas no domingo do Encceja

O objetivo da prova é aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos.

Flávio Paes/Região News

03 de Agosto de 2018 - 14:24

Os inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) no domingo (5) farão as provas nas escolas estaduais Sidrônio Antunes de Andrade e Catarina de Abreu. 

A avaliação é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação.

Composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha – e uma proposta de Redação – o exame será aplicado em um único dia, em 21 municípios de Mato Grosso do Sul, nos turnos matutino e vespertino, para os ensinos Fundamental e Médio. Serão utilizados mais de 240 locais de aplicação, entre unidades escolares das redes estadual e municipais.

Pela manhã, os portões serão abertos às 7h, fechados na marca de 7h45 e o início das provas será 8h com término estipulado para 12h.

No período da tarde, a abertura dos portões será 13h30, com fechamento 14h15. O início da avaliação será a partir das 14h30 e o encerramento está previsto para 19h30.

Com o objetivo de aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram os ensinos Fundamental ou Médio na idade adequada, o Exame é aplicado pelo Inep, mas a emissão do certificado e declaração de proficiência é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmam Termo de Adesão ao Encceja.

Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. Na redação, é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.