Ben Proud faz a melhor marca da história dos 50m livre na era pós-trajes

Britânico nadou para 21s11 na primeira semifinal da prova no Campeonato Europeu de Natação.

Britânico Ben Proud vai à final dos 50m livre no Campeonato Europeu de Natação - Foto: Divulgação

O nadador Ben Proud fez melhor marca da história dos 50m livre na era pós-trajes. Nesta quarta-feira, durante a primeira semifinal da prova no Campeonato Europeu de Natação de Glasgow, na Escócia, o britânico anotou 21s11. Além da vaga na decisão, que será disputada nesta quinta-feira, ele também bateu o recorde da competição, que pertencia ao francês Florent Manaudou.

Proud vem acumulando inúmeras marcas na natação. Em 2017, ele bateu o recorde britânico dos 50m livre com 21s32. O tempo foi o mesmo de Cesar Cielo no título Mundial de 2013 e Florent Manaudou, nas semifinais do Rio 2016. No Campeonato Europeu, em Glasgow, Proud ficou com a medalha de prata nos 50m borboleta.

Ben Proud nasceu em Londres, tem 23 anos, mas passou a infância e a juventude morando e treinando na Malásia até se mudar para a Grã-Bretanha, quando passou a treinar com John Rudd no Plymouth Leander School. Em 2017, integrou-se a equipe de James Gibson, mesmo técnico de Florent Manaudou quando este foi campeão olímpico em 2012. O grupo treina em um centro de treinamento na Turquia.