Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 19 de Março de 2024

Saúde

Em Sidrolândia só foram aplicadas 162 doses contra pólio e sarampo na 1ª semana; 2,83% da meta

Em todo o País 1,16 milhão de crianças se vacinaram contra a pólio e 1,51 milhão contra o sarampo.

Flávio Paes/Região News

12 de Agosto de 2018 - 21:12

Em Sidrolândia só foram aplicadas 162 doses contra pólio e sarampo na 1ª semana; 2,83% da meta

O balanço da primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo, iniciada no último dia 6, mostra que em Sidrolândia houve uma baixa procura, tanto que só 2,83% da meta fixada pelo Ministério da Saúde foi atingida. Conforme os dados mais atualizados, de segunda a sexta-feira da semana passada, só haviam sido aplicadas 162 doses, quando o objetivo é imunizar 2.850 crianças entre um ano e menos de cinco anos de idade. No âmbito estadual, de uma população de 153.340 crianças, só 14.757, 9,33%, já foram vacinadas. 

Em todo o País 1,16 milhão de crianças se vacinaram contra a pólio e 1,51 milhão contra o sarampo. O quantitativo corresponde a 10,36% do público-alvo para a pólio e 10,27% para o sarampo. Mais de 11 milhões de crianças de um a cinco anos devem ser vacinadas neste período. A Campanha Nacional de Vacinação ocorre até o dia 31 de agosto e o dia D de mobilização nacional será no próximo sábado, 18 de agosto, quando os mais de 36 mil postos estarão abertos. No total, 2,3 milhões de doses das vacinas foram aplicadas. 

Por faixa etária, foram vacinadas 38 crianças de um ano de idade (2,8% de um total de 658); 34 com dois anos (2,26% de um universo 751); receberam vacina 48 de três anos de idade (3,29% de um total de 729) e 42 crianças de quatro anos (2,91% de um total de 727). 

Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo está sendo feita de forma indiscriminada, para manter coberturas homogêneas de vacinação. Por isso, todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar, independentemente da situação vacinal.  

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral (caxumba, sarampo e rubéola), independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias. 

“Desta forma, criamos uma imunidade de grupo. Rapidamente teremos a oportunidade de garantir que, mesmo que os vírus da pólio e sarampo entrem no país, não encontrem uma fonte de infecção”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues. Ela também ressalta que é uma oportunidade de corrigir falhas vacinais. “As crianças, por terem o sistema imunológico mais frágil, podem não responder imunologicamente à vacina”, esclarece a coordenadora.