Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Policial

Em Costa Rica, cinco mulheres são presas fingindo caridade para aplicar golpes

Grupo chegou a arrecadar R$ 1.700 de moradores em poucas horas

Correio do Estado

16 de Agosto de 2018 - 13:36

A Polícia Civil de Costa Rica prendeu na tarde de ontem cinco mulheres suspeitas de estelionato. O grupo se passava por representantes de  uma casa de apoio a pessoas com câncer da cidade de Bebedouro (SP), a fim de arrecadar doações. No entanto, tal instituição não existia, bem como não havia provas de que os donativos tinham a destinação adequada. Em poucas horas, conseguiram juntar o montante de R$ 1.700 em notas de baixo valor.

Segundo o delegado Alexandro Mendes de Araújo, elas chegaram ao município na noite de terça-feira e, na manhã seguinte, deram início ao golpes. Duas delas visitavam residências e outras três abordavam pessoas que transitavam pelas imediações da Avenida José Ferreira da Costa, na área central.  Após denúncias, o Setor de Investigações Gerais (SIG) fez buscas e conseguiu localizá-las. “As alegações eram inconsistentes”, disse o delegado.

Alexandro explicou que durante a abordagem, as mulheres apresentaram muito nervosismo e versões contraditórias sobre o suposto trabalho de assistência que desempenhavam.  “Não foram convincentes quanto ao propósito filantrópico que anunciavam. Além disso, nenhuma entidade com finalidade assistencial  pública ou privada da cidade de Bebedouro conhece a instituição delas como prestadora de apoio a doentes com câncer”, explicou.

As mulheres levavam consigo inúmeros blocos de recibo de doação, que não tinham finalidade alguma a não ser tentar legitimar o golpe contra pessoas despercebidas. Elas foram autuadas em flagrante por estelionato. “Em respeito ao propósito de solidariedade dos cidadãos que contribuíram com as golpistas, representamos ao Poder Judiciário pela perda dos valores apreendidos e doação do recurso ao Hospital do Câncer de Barretos”.