Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Política

Com quase 40% do tempo, Reinaldo abre dia 31 horário eleitoral no rádio e tv

Azambuja, com uma coligação que reúne 14 partidos, terá quase 39% do bloco de 9 minutos.

Flávio Paes/Região News

24 de Agosto de 2018 - 14:56

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB), candidato à reeleição, vai abrir na próxima sexta-feira, dia 31, o horário eleitoral no rádio e na televisão. A ordem de apresentação dos candidatos na estreia foi definida por sorteio realizado hoje pela manhã no Tribunal Regional Eleitoral. Azambuja, com uma coligação que reúne 14 partidos, terá quase 39% do bloco de 9 minutos dedicado aos candidatos ao Governo: 3 minutos e 50 segundos, veiculados em duas edições, na hora do almoço e á noite. Os programas vão ser veiculados até o dia 04 de outubro. O palanque eletrônico no segundo turno começa no dia 12 de outubro e se estenderá até o dia 26. 

O segundo a aparecer no primeiro programa do horário político será o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (PDT), que terá 56 segundos de propaganda. Em seguida aparecerá o candidato do PSOL, João Alfredo, com 14 segundos; vindo na sequência, Marcelo Bluma PV/Rede, que terá 29 segundos; Humberto Amaducci, do PT, com 1 minuto e 22 segundos, e por último será a chapa do MDB, de Junior Mochi, com 2 minutos e 6 segundos. Já no Senado a ordem de aparição dos candidatos será: PSOL, Rede, PSC, MDB, PSL, PTC, PMB, PT e Avançar.  

Ordem de candidatos ao Senado - Anísio Guató (PSOL) será o primeiro a expor a campanha, seguido de Mario Fonseca do PC do B; Sérgio Harfouche (PSC); Waldemir Moka (MDB); Soraia Tronicke (PSL) e Cesar Nocolati, do PTC. 

Do PMB, Dorival Betini será o sétimo; Zeca do PT vem na sequência; da coligação encabeçada pelo PSDB, Nelson Trad Filho (PTB) e Marcelo Miglioli (PSDB); Tiago Freitas, do PPL. Encerra o horário eleitoral, Humberto Figueiró (Podemos) e Gilmar da Cruz (PRB), ambos da coligação encabeçada pelo PDT. 

Quando? - Às segundas, quarta e sexta-feira, postulantes aos cargos de senador, deputado estadual e governo vão expor as propostas na televisão das 12 horas às 12h25 e, depois, das 19h30 às 19h55. 

Terça e quinta-feira, além do sábado, o programa eleitoral será dos candidatos a presidente da República e deputados federais. 

No rádio, são os mesmos dias, mas em horários diferentes. Das 6 horas às 6h25 e das 11 horas às 11h25. Ao todo, o tempo dedicado para candidatos ao governo é de nove minutos; para o Senado são sete e deputados nove minutos também. 

Como define - A distribuição do tempo obedece a dois critérios: de todo o tempo de propaganda, 10% deve ser dividido igualmente entre todos os partidos, independentemente de terem representação ou não no Congresso. 

Os outros 90% são distribuídos conforme o tamanho das bancadas eleitas para a Câmara dos Deputados. Já a definição da ordem de exposição é feita por sorteio.