Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolândia

Prefeitura inicia implantação de acesso ao frigorífico prometida pelo Estado desde outubro

Prefeitura começou abrir uma avenida de quatro quilômetros, projetada para ter duas pistas, canteiro central e até ciclovia, quando for pavimentada.

Flávio Paes/Região News

02 de Setembro de 2018 - 21:53

Prefeitura inicia implantação de acesso ao frigorífico prometida pelo Estado desde outubro

Como transcorreu quase um ano da promessa do Governo do Estado de implantar o acesso ao Frigorífico Balbinos pela MS-162 (saída para Maracaju), sem que o projeto saísse do papel, a Prefeitura de Sidrolândia começou abrir uma avenida de quatro quilômetros, projetada para ter duas pistas, canteiro central e até ciclovia, quando for pavimentada. 

Desde dezembro do ano passado a indústria está em funcionamento, gerando um tráfego diário de 50 caminhões que atravessam o bairro mais populoso da cidade (o São Bento), com risco de acidentes, além de comprometer o pavimento. O prefeito Marcelo Ascoli, que visitou a frente de serviços na sexta-feira passada, mobilizou a estrutura da própria Secretaria para fazer o serviço. 

As equipes da Secretaria de Infraestrutura ainda nesta semana devem concluir a realocação das cercas que foram remanejadas para deixar livre o traçado por onde passará a rua. Os produtores rurais, Paulino Straliotto e Ivone Soares, que doaram e 2014 uma faixa de terra 13,4 hectares das suas propriedades, cobraram a mudança porque em outubro começa o plantio da próxima safra de soja.  

Inicialmente está sendo feita a reimplantação de toda a extensão da avenida, um trajeto de 4 quilômetros, que há 4 anos, foi feito parcialmente, mas a abertura da rua não foi levada adiante, os proprietários resolveram plantar soja e milho no traçado para evitar o risco até invasão da área.  

Em parceria com o Governo do Estado, será feita a travessia de uma nascente com a colocação de manilhas e aterro para implantação de um bueiro. A intervenção no local exigiu licenciamento ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. 

Em outubro do ano passado, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento, Jaime Verruck, numa reunião intermediada pelo então diretor da Agraer, o hoje deputado Enelvo Felini, se comprometeu liberar R$ 411 mil do Fundo de Desenvolvimento da Indústria, para custear a implantação da rua.  

Inicialmente o Governo faria a obra. Posteriormente, chegou a ser cogitado o repasse do recurso para Prefeitura executar o serviço. Nem uma coisa, nem outra aconteceu, com o período eleitoral, neste ano, por conta da legislação, não é mais possível firmar novos convênios para a liberação da verba ao município.