Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Política

Presos em operação da PF em Mato Grosso do Sul são liberados após fim da prisão temporária

Entre os detidos, estavam o deputado estadual Zé Teixeira (DEM), e Rodrigo de Souza e Silva, filho do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

G1 MS

16 de Setembro de 2018 - 18:33

Presos em operação da PF em Mato Grosso do Sul são liberados após fim da prisão temporária

As 13 pessoas presas durante a Operação Vostok, deflagrada pela Polícia Federal em Mato Grosso do Sul, foram soltas neste domingo (16), após o fim da prisão temporária. Entre os detidos, estavam o deputado estadual Zé Teixeira (DEM), e Rodrigo de Souza e Silva, filho do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Na quarta-feira (12), 220 policiais federais cumpriram 41 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão temporária, na capital e em municípios do interior do estado. Apenas um mandado prisão não foi cumpido, é o de José Ricardo Guitti Guimaro, mais conhecido como Polaco. A defesa dele informou que o cliente vai se entregar ainda neste domingo à Polícia Federal de Brasília.

A operação

Na quarta-feira (12), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na casa e no gabinete do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), como parte da Operação Vostok. A operação investiga o suposto pagamento de propina a representantes da cúpula do governo do estado em troca de créditos tributários a empresas.

Um dos filhos do governador, Rodrigo Silva, foi preso. O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) e o conselheiro Márcio Monteiro do Tribunal de Contas do Estado também estavam o entre os alvos da ação da PF. Na quarta à tarde, o governador Azambuja esteve na sede da PF e prestou depoimento.

A operação foi autorizada pelo ministro Félix Fischer do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Azambuja é alvo de investigações que tramitam sob sigilo no STJ. Em maio do ano passado, em depoimento de delação premiada, Wesley Batista, um dos donos do grupo JBS, disse que a empresa pagou propina para dois ex-governadores de MS, o deputado federal Zeca do PT e André Puccinelli (MDB), e a Reinaldo Azambuja para conseguir incentivos fiscais e, assim, pagar menos impostos.