Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Política

Zé Teixeira é liberado para tocar campanha à reeleição

Deputado estadual Zé Teixeira (DEM) foi solto no início da tarde deste domingo.

Conjuntura Online

16 de Setembro de 2018 - 19:51

Preso na semana passada como parte da Operação Vostok, da Polícia Federal, o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) foi solto no início da tarde deste domingo (16). Além dele, foram soltos o conselheiro Márcio Monteiro e o filho do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), Rodrigo Souza e Silva.

Os três estavam em cela especial no Presídio Militar, que fica dentro do Complexo Penal, no jardim Noroeste, e deixaram a prisão na hora do almoço, acompanhados de seus advogados. O prazo da prisão temporária, decretada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), vence hoje.

Também devem ser liberados ainda hoje os pecuaristas Ivanildo da Costa Miranda, João Roberto Baird, Antônio Celso Cortez, Élvio Rodrigues, Francisco Carlos Freire de Oliveira, além de Miltro Rodrigues Pereira, Osvane Aparecido Ramos, Rubens Massahiro Matsuda e Zelito Alves Ribeiro.

A Operação da Polícia Federal foi denominada “Vostok”, nome de uma estação de pesquisa da Rússia na Antártida que, segundo a PF, é tão fria quanto as notas utilizadas para lavar a propina da JBS. O inquérito da PF apontou que até 30% dos créditos tributários (incentivos fiscais ao grupo JBS) eram revertidos em proveito do grupo, que os policiais federais chamam de “organização criminosa”.

As investigações tiveram início neste ano, tendo como ponto de partida delação de empresários do grupo JBS. A ação envolveu 220 policiais federais que cumpriram 220 mandados de busca e apreensão, 14 de mandados de prisão temporária em Campo Grande, Aquidauana, Dourados, Maracaju, Guia Lopes da Laguna e na cidade de Trairão (PA). Com informações do Correio do Estado.