Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolândia

Palestra gratuita aborda o tema 'Métodos e formas de prevenção ao suicídio' em Sidrolândia

O evento faz parte da campanha Setembro Amarelo, mês voltado para promover a conscientização de prevenção ao suicídio.

Crislaine Jara/Região News

25 de Setembro de 2018 - 09:41

Palestra gratuita aborda o tema Métodos e formas de prevenção ao suicídio em Sidrolândia

A 1ª Igreja Batista promove nesta quarta-feira (26), a partir das 19h30, a palestra “Métodos e Formas de Prevenção do Suicídio”, com o capelão da ABCG da Santa Casa, Adão José Pereira. O evento faz parte da campanha Setembro Amarelo, mês voltado para promover a conscientização de prevenção ao suicídio. A participação é gratuita.  

Segundo o pastor Bruno Jorge Magalhães, a palestra tem como objetivo “informar a comunidade em geral sobre a necessidade de cuidados preventivos com as pessoas que possam ser suicidas potenciais, que muitas vezes estão próximas, porém ignoradas em suas dores”. “É um evento aberto para todas as pessoas, todos podem acompanhar a palestra”, frisa o pastor.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em média, 11 mil pessoas se suicidam anualmente no Brasil. Em Sidrolândia, levantamento da Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) revela que, de janeiro a agosto de 2018 ocorreram 19 tentativas de suicídio – 11 na área urbana e 8 na rural – e 2 suicídios. Nos últimos 5 anos, aproximadamente 15 suicídios foram cometidos na cidade.  

Detalhada a estatística por faixa etária sobre as tentativas, 8 foram cometidas por homens entre 15 e 57 anos, e 11 por mulheres entre 13 e 58 anos. Dos 19, 17 tentaram por intoxicação medicamentosa e 2 por enforcamento. Embora o índice seja alto, em comparação com o mesmo período de 2017, houve diminuição das ocorrências. 

Serviço  

Palestra "Métodos e Formas de Prevenção ao Suicídio"  

Quando: Quarta-feira (26), às 19h30  

Onde: Primeira Igreja Batista de Sidrolândia  

Endereço: Rua São Paulo, 1064 – Centro - Sidrolândia.