Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Política

Mesmo com parecer favorável, Daltro ainda não tem 10 votos para aprovar contas

A partir da leitura do parecer para dar conhecimento ao plenário, caberá ao presidente definir o dia do julgamento.

Flávio Paes/Marcos Tomé/Região News

16 de Outubro de 2018 - 10:40

Mesmo com parecer favorável, Daltro ainda não tem 10 votos para aprovar contas

As contas da gestão do ex-prefeito Daltro Fiuza referente ao exercício de 2008 serão julgados numa sessão específica (sem outra pauta) a ser marcada pelo presidente da Câmara. A COF (Comissão de Orçamento e Finanças) já concluiu o decreto legislativo com o parecer pela aprovação das contas, contrariando o posicionamento do Tribunal de Contas, que recomendou a rejeição.

A partir da leitura do parecer para dar conhecimento ao plenário, caberá ao presidente definir o dia do julgamento, quando será dada oportunidade para o ex-prefeito apresentar sua defesa de forma oral. Mesmo com o parecer favorável da COF, pela aprovação, em plenário o ex-prefeito, ainda não conta com os 10 votos necessários para livrá-lo da inelegibilidade com base na Lei da Ficha Limpa.

De qualquer forma, o ex-prefeito que após o episódio do arquivamento da emenda de antecipação de dezembro para setembro da eleição da mesa diretora, passou a contar apenas com os três votos da bancada do MDB e eventual 4º voto do vereador Celso Pereira, tem agora uma base de apoio ampliada. Com o parecer pela aprovação das contas no âmbito da COF, Fiuza tem agora mais três votos; dos vereadores Edno Ribas, Kennedi Forgiarini e Otacir Figueiredo, que decidiram atuar de forma independente no Legislativo.

Vereadores ouvidos pela reportagem do RN na manhã de hoje foram quase unanimes em afirmar que o julgamento das contas do ex-prefeito será técnico e não político. “Não cometeu irregularidades que o torna inelegível. Foram erros contábeis”, defende Geosafá Pinto da Silva, o Fá, da bancada do MDB, partido do ex-prefeito.

O progressista Cledinaldo Cotócio, por exemplo, defendeu votar favorável ao parecer do Tribunal de Contas que rejeita os balancetes da gestão Fiuza, por entender que o ex-prefeito não apresentou em sua defesa, nenhum fato relevante que pudesse reverter o parecer na corte de contas do Estado.

“Não vou votar contra o parecer do Tribunal, órgão técnico e auxiliar que debruçou sobre os balancetes do ex-prefeito e deu ao mesmo, todas as chances de defesa. O parecer do presidente da COF (Comissão de Orçamento e Finanças) pela legalidade das contas, também não traz nenhuma novidade”, conclui. Com base na sondagem feita pelo RN, Daltro Fiuza precisaria de mais três votos, considerando que ele já tenha teoricamente, 7.